I Workshop EA de Ciências

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE QUÍMICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

 

I WORKSHOP DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

 

 

LIVRO DE RESUMOS

 

 

2015

 

 

Observa-se a todo instante, que as pessoas, independentemente de sua escolaridade, função ou condição social, estão sempre ensinando e aprendendo alguma coisa, tendo em vista que as trocas de saberes ocorrem diariamente através dos contatos realizados, seja no ambiente familiar, profissional, social, ou naqueles formais ou não-formais de ensino. Deste modo, o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico, constante e importante para o desenvolvimento da sociedade.

No ambiente formal de ensino, a construção do conhecimento deve ser um processo contínuo promovido pelas discussões sobre conteúdos, novas abordagens, metodologias e ferramentas instrucionais, os quais devem possibilitar uma aprendizagem real e com significado para os educandos, além de permitir que cada um possa refletir sobre o seu papel neste processo. Assim, existe a necessidade dos envolvidos neste processo compartilharem suas experiências, angústias e contentamentos de modo que haja o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a prática pedagógica e a Escola que estamos construindo.

 Deste modo, acreditamos que um Workshop sobre ensino-aprendizagem promovido pela PPECN possibilitou uma discussão sobre o Ensino–aprendizagem de Ciências entre professores, professores e alunos e nossa comunidade regional, através de debates e apresentação de trabalhos, e constituiu também um espaço importante para apresentarmos à comunidade universitária da UFF as atividades desenvolvidas por nossos professores e alunos da Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Licenciandos de Química e Física.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire, 1996

 

O I Workshop de Ensino-aprendizagem de Ciências foi realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) e teve como objetivo constituir um espaço para a reflexão sobre as atividades de pesquisa e para apresentação e discussão de relatos de pesquisa e produtos elaborados para o ensino de Ciências.

         Seus objetivos principais foram:

  • -divulgar os resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área de Ensino de Ciências;
  • -favorecer a interação dos pesquisadores, professores da escola básica e alunos da Graduação e Mestrado que desenvolvam pesquisas envolvendo o ensino-aprendizagem de Ciências;
  • -socializar e divulgar recursos didáticos desenvolvidos para o ensino-aprendizagem de Ciências;

Seu público alvo foi constituído por:

  • Interessados na pesquisa em Ensino de Ciências incluindo professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e da Educação Superior;
  • Estudantes de graduação e de pós-graduação em Ensino de Ciências;
  • Pesquisadores em Ensino de Ciências e áreas afins.
  •  
  •            O evento foi composto por palestras, mesa redonda e debates; apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa, na forma de pôster (relatos de pesquisas) e mostra de produtos.

 As palestras e mesa redonda tiveram por objetivo trazer questões emergentes no Ensino-aprendizagem de Ciências para serem discutidas com todos os presentes.  Desta forma, os temas principais abordados nestas atividades foram:

 

    • -Ensino de Ciências e CTSA
    • -Pesquisa no Ensino de Ciências
    • -Ferramentas didáticas para o Ensino de Ciências

 

 

O Comitê Organizador foi constituído pelos seguintes membros:

 

üProfa. Eluzir Pedrazzi Chacon (GQI-UFF) - Presidente 

üProfa. Márcia Narcizo Borges (GQO-UFF) 

üProf. Carlos Magno Rocha Ribeiro (GQO-UFF)

üProfa. Fátima de Paiva Canesin (GFQ-UFF) 

üProfa. Maria Bernadete Pinto dos Santos (GFQ-UFF)

üLuiz Felipe Santoro Dantas (PPECN-UFF)

üAndressa Melo Carneiro (DAQ-UFF) 

üGabriel Pinheiro de Assis (PIBID-UFF)

 

 

A Comissão Científica do evento foi constituída por professores pesquisadores da UFF e de outras Instituições de Ensino.

 

üCarlos Magno Rocha Ribeiro (UFF) - Presidente

üEluzir Pedrazi Chacon (UFF)

üFátima de Paiva Canesin (UFF)

üFlorence M. Cordeiro de Farias (UFF)

üLucidea Guimarães Rebello Coutinho (UFF)

üMárcia Narcizo Borges (UFF)

üMaria Bernadete Pinto dos Santos (UFF)

üMaura Ventura Chinelli (UFF)

üPatrícia Fernanda S. M. Cotelo (SEERJ)

üPedro Ivo Canesso Guimarães (UERJ)

üRose Mary Latini (UFF)

üDenise Rolão Araripe (UFF)

 

Programa:

 

Horário

Atividade

Local

8:00-9:00

Recepção e credenciamento

Hall do 1o Andar

IQ-UFF

9:00-10:00

Palestra de Abertura: Temáticas CTS na formação de professores de Química:  Contribuições paraposturas sustentáveis – Prof. Jorge Cardoso Messeder - IFRJ

Anfiteatro do IQ

10:00-10:20

Café

Hall do 1o Andar

10:20-12:15

Mesa redonda: Desafios contemporâneos para o Ensino de Ciências

Profa Maura Ventura Chinelli (UFF),

Profa Patrícia Fernanda S. M. Cotelo (SEERJ),

Prof. Pedro Ivo C. Guimarães (UERJ),

Mediadora: Profa Márcia N. Borges

Anfiteatro do IQ

12:15-14:00

Almoço (Horário livre)

 

14:00-15:00

Palestra: Entrando no jogo: o desafio de entreter e educar

Prof.Lauro Kozovits - PURO-UFF

Anfiteatro do IQ

15:00-16:40

Apresentação de Relatos (Pôster): P1 a P10

Hall do 1o Andar

Mostra de Produtos: M1 a M4

Hall do 1o Andar

16:40-17:00

Encerramento

Anfiteatro do IQ

 

 RELAÇÃO DE PÔSTER:

 

PÔSTER

TÍTULO

AUTOR(ES)

P1

Estudos preliminares sobre uma sequência didática usando corantes alimentícios para o ensino de química orgânica experimental.

Carlos Magno R. Ribeiro (PQ); Alessandra L. Valverde (PQ);

Gabriela G. M. Fernandes (IC).

P2

Desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino/aprendizagem de Estereoquímica.

Kátia Regina de A. S. Pereira (PG);

Eluzir P. Chacon (PQ)

P3

Analisando a contextualização da Experimentação.

Felipe Diniz de A.Gama (IC);

Sonia Regina A. N. de Sá1 (PQ).

P4

Desenvolvimento de aplicativo gratuito de busca de museus e Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro para a divulgação científica.

Luiz Felipe S. Dantas (PG);

Márcia N. Borges (PQ)

P5

Introdução à Astronomia a partir de materiais adaptados para a inclusão de deficientes visuais.

Carolina T. A. X. Medeiros (IC);

Lúcia C. Almeida (PQ)

P6

O uso de um “blog” para a troca de conhecimentos.

Júlia Damazio Bouzon (PG, FM); Florence M.C. de Faria (PQ)

P7

Física no cotidiano com enfoque em segurança

Tamiris da S. T. Cerdeira (IC),

Lucia C. Almeida (PQ)

P8

Gentileza com o Meio Ambiente gera um Mundo melhor!!

Ângela Aquino (FM)

P9

Utilização de um desenho animado de conteúdo ambiental para investigar a percepção dos alunos sobre os conceitos químicos.

Fábio M. Oliveira (PG, FM);

Ronaldo T. Souza (IC)

P10

Produção de uma narrativa para o ensino de estequiometria.

Daniele O. L. Rodrigues (PG);

Márcia N. Borges (PQ).

 

RELAÇÃO DE MOSTRA:

MOSTRA

TÍTULO

AUTOR(ES)

M1

Experimentando, aprendendo e sinalizando: estratégias erecursos didáticos para a inclusão dedeficientes auditivos em aulas de Física.

Viviane M. T. Mota (IC);

Leandro S. de Assis (IC);

Jonathas de A. Abreu (IC);

Lucia C. Almeida (PQ)

M2

Corantes em ação: Desenvolvimento de uma ferramenta didática para o ensino/aprendizagem de Funções Orgânicas.

Karen França Franco (IC);

Eluzir Pedrazzi Chacon (PQ)

M3

Ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos cegos: exemplo de um kit adaptado para o estudo da Lei de Hooke.

Alfredo M. Costa (IC);

Ana Beatriz S. Barbosa (IC);

Lucia C. Almeida (PQ)

M4

Tabela Periódica: uma nova estratégia no ensino-aprendizagem.

Lucia T. Soares (IC);

Maura Ventura Chinelli (PQ);

Marcelo Marques (PQ)

 

Observação: para ver o resumo do trabalho apresentado na forma de pôster ou mostra clique no número de P1 a P10 ou M1 a M4.

LISTA DE PARTICIPANTES NO EVENTO (clique aqui)