Linhas de Pesquisa

O curso foi planejado de modo a integrar conhecimentos específicos de Química e de Física com aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos de ensino-aprendizagem em Ciências, além do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino, contribuindo assim, para a melhoria do ensino de Química e de Física na Escola Básica. Tais características são explicitadas através das suas linhas de pesquisa e dos projetos a elas relacionados.

 

 

 

Linha 1 : Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências

 

Descrição: Analisar e desenvolver materiais midiáticos para o Ensino de Química nos Níveis Médio e  Fundamental.

 

Projeto: Recursos Multimídia para o Ensino de Ciências.

 

Visa à produção e análise de materiais educacionais que utilizam de forma inovadora e pedagogicamente eficaz conteúdos audiovisuais e de software. Insere-se no processo fundamental de atualização das ferramentas de ensino à disposição dos professores, assim como sua capacitação e instrumentalização.

 

 

 

Linha 2: Ensino-Aprendizagem

 

Descrição: Desenvolver e avaliar materiais e metodologias de ensino-aprendizagem, em espaço de educação formal e não formal, em consonância com os princípios da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e educação inclusiva.

 

Projeto:  Análise da Utilização de Recursos Educacionais Multimídia como Ferramenta de Instrumentalização do Ensino.

 

Tem como objetivo principal sensibilizar os professores para a produção e verificação do potencial de recursos educacionais multimídia nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Projeto: As Práticas Educativas no Ensino de Química

 

Investiga práticas educativas e os discursos docente/discente no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Química na escola básica. Com a colaboração de professores do Ensino.

 

Projeto: A Escola, o Professor e o Ensino de Física

 

Investiga os processos de ensino e aprendizagem de conceitos físicos no contexto real da escola, visando a produção de material didático-metodológico diversificado para o ensino de Física desde os anos iniciais da Educação Básica que atenda à demanda dos professores da Educação Básica e aos pressupostos de uma ação docente que estimule a construção do conhecimento pelo(a)s aluno(a)s.

 

Projeto: Educação Inclusiva e a formação do professor de Física

 

Análise e produção de material pedagógico voltadas para o aprimoramento do fazer docente de professores de Física, visando a implementação de planejamentos de ensino que levem em conta as diferenças individuais dos estudantes, incluindo, nas aulas de Física das classes comuns da rede regular, aqueles com deficiências sensoriais.

 

 

 

Linha 3: Educação em Ciências e a Divulgação Científica

 

Descrição: Investigar os processos de produção e socialização do conhecimento, conduzidos por profissionais que atuam no ensino de Ciências, e as discussões derivadas desses em espaços de divulgação cientifica, bem como a articulação entre o processo de desenvolvimento da educação científica na escola e nos espaços não formais de ensino.

 

Projeto: Alfabetização Científica em Espaços de Educação Não Formal

 

A Casa da Descoberta, Centro de Divulgação de Ciências da UFF, vem ao longo dos anos pesquisando formas de aumentar a divulgação científica entre os estudantes de escolas públicas e privadas de Niterói e municípios e vizinhos e também do público de modo geral, através de uma abordagem lúdica num contexto não formal. Na Casa da Descoberta são objetos de estudo o desenvolvimento de novas ações educativas em Física e Química, a análise de público e a formação de mediadores.