Programa de pós-graduação em ensino de ciências da natureza

Demais Publicações

PRODUTOS E PUBLICAÇÕES DOS ALUNOS EGRESSOS

LUNO(A)DATA DA DEFESAPRODUTOPUBLICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
ADRYANA DA CONCEIÇÃO SOUSA19/12/2018SEQUÊNCIA DIDÁTIA / ARTICULAÇÃO ENTRE CONCEITOS CIENTÍFICOS E VIDA COTIDIANA, A PARTIR DA TEMÁTICA DO SANEAMENTO BÁSICO.

SOUZA, A.C. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Articulação entre conceitos científicos e vida cotidiana, a partir da temática do saneamento básico. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/


ALESSANDRO MORETH OLIVEIRA18/12/2017METODOLOGIA DE ENSINO / ENCONTROS ENTRE PAULO FREIRE, PROFESSORES E ESTUDANTES DA NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REINVENTANDO OS CÍRCULOS DE CULTURA ENTRE OS MUROS DA ESCOLA 
ALEXANDRA GISBERT MARQUES D’ARAUMA AVENTURA E MUITAS CONVERSAS SOBRE O FORMATO DA TERRA. DE CRIANÇA PARA CRIANÇA
ALEXANDRE LOURENÇO TORRES09/08/2017PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE PARÓDIAS / INTEGRANDO MÚSICA E QUÍMICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM IGNIFICATIVA TORRES, A. L. Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de Produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.TORRES, A. L.; FARIAS, F. M. C. Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
ALEXANDRE RODRIGUES FAUR24/08/2017ATIVIDADES DE AULA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA E REFLEXIVA FAUR, A.R.; CHINELLY, M.V. A Educação aliada aos preceitos de Edgar Morin como alternativa ao paradigma pedagógico-comportamental em vigor no ensino de Química. In: II Mostra Acadêmico-científica de Niterói, 2017, Niterói. Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017. p. 307-318.
ALEXSANDRA DA CONCEIÇÃO SOUSA15/12/2021A SALA DE LEITURA COMO PROMOTORA DE EDUCAÇÃO PARA O AMBIENTE SOUSA, A.C. IX Roda de conversa com professores: A sala de leitura e a formação de leitores. In Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE) da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Laboratório de Educação Linguística (LABELIN). 2021. http://proale.sites.uff.br/
2021/06/28/ix-roda-de-conversa-com-professores/
ALFREDO MARQUES COSTA25/01/2019COLETÂNEA DE RECURSOS DIDÁTICOS CIÊNCIAS DA NATUREZA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COSTA, A. M.; ALMEIDA, L. C. Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II: perspectivas para uma visão integradora e contextualizada a partir da prática docente. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
ALINE MIGUELIS FALCÃO MAGALHÃES21/01/2019SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA NA MODALIDADE BLENDED LEARNINGMAGALHÃES, A.M.F.; COSTA, I. A utilização do ambiente virtual moodle como Ferramenta de aprendizagem colaborativa no aprimoramento do ensino de física. 2018. In: Anais do V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Niterói/RJ, 2018. Disponível
em: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/schedConf/presentationsMAGALHÃES,

A.M.F.; COSTA, I. Sequência didática para o ensino de termologia na modalidade. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação. 2019. Mostra de Produtos.
Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.MAGALHÃES, A.M.F.; COSTA, I. O emprego das TICs como ferramentas de inclusão digital e social no ensino colaborativo de física. In: XXIII SNEF -Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva/BA.2019.MAGALHÃES, A.M.F.; SOUZA, C. M. ENCURTANDO DISTÂNCIAS: O USO DA MODALIDADE EAD PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE MARINHEIROS DA MARINHA DO BRASIL. In: Anais do 25º CIAED –

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância/Poços de Caldas, MG, 2019. Disponível emabed.org.br/hotsite/25-ciaed/pt/anais/O EMPREGO DAS TICS COMO FERRAMENTAS DE INCLUSÃO DIGITALE SOCIAL NO ENSINO COLABORATIVO DE FÍSICA (XXIII SNEF -Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva/BA,2019);

MAGALHAES, A.M.F. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Sequencia didática para o ensino de termologia na modalidade Blended Learning. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/
 
ÁLVARO SIGUINÉ JADEL LEMOS26/07/2017VÍDEOS DIDÁTICOS / MOVIMENTO RELATIVO – USO DO CINTO DE SEGURANÇA – EQUILÍBRIO NO BUSÃO – A IMPORTÂNCIA DOS ITENS DE SEGURANÇALEMOS, A. S. J.; ALMEIDA, L. C. de. Paulo Freire e o ensino de física pautado pelo diálogo. In: Anais Do V Encontro Nacional De Ensino De Ciências Saúde EAmbiente, INSS 2316=7025. UFF. Niterói, 2018Disponível em:<http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018paper/viewFile/611/541>.LEMOS, Á. S. J.;
ALMEIDA, L. C.; RAMALHO, P. G. C. 1ª Lei de Newton. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=Ua2S1eWTbcs>.

LEMOS, A.S.J. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Vídeos didáticos- Movimento Relativo, Uso do Cinto de Segurança, Equilíbrio no Busão, A importância dos itens de Segurança. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/
ANA BEATRIZ DA SILVA JOVÊNCIO MARTINS18/12/2018OFICINAS TEMÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

SANTOS, M. A. F. A. ; SOARES, H. L. B. N. ; CHACON, E. P. ; MARTINS, A. B. S. J. . Oficina temática, experimentação e cordéis na formação de professores.. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 15, p. 109-121, 2020. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID681/v15_n1_a2020.pdf

MARTINS, A. B. J.  e CHACON, E.P. A OFICINA TEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA. In: Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC): Diversidade e inclusão no ensino de Ciências da Natureza, 2020.
https://www.cepecufabc.com.br/eventos/1/coloquio-de-experiencias-e-pesquisas-em-ensino-de-ciencias/

 
ANA MONIQUE BARRA CHUPIN25/07/2023Uma Sequência Didática para o Ensino de Botânica.
ANNA GABRIELLE MOREIRA DE SOUZA BORGES10/12/2019ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. OFICINA TEMÁTICA. EQUILÍBRIO QUÍMICO: PH E SOLIBILIDADE – EXPERIMENTAÇÃO E VÍDEOBORGES, A.G.M.S; LEMOS, M.M.M  Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 
ANA PAULA CARDOZO DE OLIVEIRA25/02/2016REVISTA “INTERVALO – CONVERSAS ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS” 
ANA PAULA MEDEIROS SILVA17/06/2016GEOMETRIA MOLECULAR: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O LÚDICO 
ANDRÉ LUIZ REBELLO24/06/2016COZINHANDO COM A FÍSICA / TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS E NO USO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA. 
ANDREIA CASSANE MARTINS13/11/2023Mapas Conceituais Inclusivos no Ensino de Ciências
ANGELA DE AQUINO26/02/2019ENSINO DE QUÍMICA, CULTURA DO FAZER E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 
ANTONIO DE PÁDUA DINIZ CARVALHO27/02/2019RADIOGRAFIA INDUSTRIAL: UMA PROPOSTA ATUAL PARA REFORMULAR O CURSO INTEGRADO DE CONSTRUÇÃO NAVAL 
AUGUSTO JOSÉ BRITO VEIGA24/03/2015PROPOSTA DE CURRÍCULO DE NIVELAMENTO EM FÍSICA PARA OS CURSOS TÉCNICOS PÓS-MÉDIO NOTURNOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE 
BRUNO FERREIRA DE MENEZES

27/02/2019FEIRA DE CIÊNCIAS: PARA ALÉM DOS MUROS E SABERES DA ESCOLA 
BRUNO NASCIMENTO SILVA23/11/2020O CONTEXTO DA PRÁTICA DE VÔO LIVRE COMO LABORATÓRIO DIDÁTICO

SILVA, Bruno Nascimento; ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Experienciando o contexto da prática de voo livre como laboratório didático de Física. Resumo Expandido. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. UFABC – SBF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0280-1.pdf
CARLOS DE SOUZA RIBEIRO07/12/2023O que os olhos não veem, as mãos sentem: atividades investigativas para o estudo de
torque.
RIBEIRO, Carlos de Souza; BARRELO JUNIOR, Nelson; ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Utilização de arranjos experimentais e argumentação em sala de Ciências para a promoção de ensino e avaliação de aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Resumo Expandido. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. UFABC – SBF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0467-1.pdf
CARLOS VICTOR DA SILVA MARQUES19/01/2016PROPOSTA DE ENSINO DE INTRODUÇÃO À FÍSICA BASEADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA(autor não autorizou depósito no RIUFF) 
CAROLINA CHAVES PEÇANHA11/12/2023CADERNO DIDÁTICO SOBRE ATIVIDADES DE ASTRONOMIA
CAROLINA TEREZA DE ARAÚJO XAVIER MEDEIROS26/08/2015ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM UM OLHAR INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDEIROS, C. T. A. X.; SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C.; MOTA, V. M. T.; RAMALHO, P. G. C. Circuito elétrico: associação em série e em paralelo. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MICLlor7c7E>.
CAROLINE STEPHANEE MATTOS MENDONÇA19/12/2018PRODUÇÃO DE UM AUDIOLIVRO VISANDO UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA
MENDONÇA, C. S. M. M. Livro falado – Molequinha e o Misterioso Caso da Água Desaparecida. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 
CLEISE FERNANDES DA SILVA PADRÃO SOARES16/12/2021MEMOBINGO – SOLUÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DE JOGO DIDÁTICO INCLUSIVO: GUIA PEDAGÓGICO
CRISTIANO MONTEIRO DA COSTA24/09/2018QUIZ COMPUTACIONAL: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEMCOSTA, C. M.; RIBEIRO, C. M. R. Esboço de um quiz computacional de exercícios: uma ferramenta tecnológica para o ensino de Física. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.
DANIELE DE OLIVEIRA LEITE ROFRIGUES16/12/2014ELABORAÇÃO DE UMA NARRATIVA PARA FACILITAR O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA RODRIGUES, D. O., MESSEDER, J. C., BORGES, NARCIZO, M. B. Elaboração de uma narrativa para a aprendizagem de estequiometria. Revista Ciências & Ideias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. set-dez, 2016.
DAYANNE DE LIMA PINHEIRO2012/2023Manual didático de alfabetização científica midiática para o combate às fake
news e ao negacionismo científico
DIULEI DA SILVA CRUZ CHOTÉ13/11/2015JOGO DIDÁTICO IMAGEM E OBJETO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
EJANE DUSEK DE NOVAES MONTEIRO03/08/2016SEQÜÊNCIA DIDÁTICA / ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM ABORDAGEM CTSA MONTEIRO, Ejane Dusek. N. ; BORGES, M. N. Sequência Didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções Orgânicas. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos do XVIII ENEQUI, 2016.
ELISANGELA MARIA DE FREIRAS17/12/2019A RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO MILITAR E ENSINO TÉCNICO COMO FERRAMENTA INTRODUTÓRIA EM AVALIAÇÕES DE EMERGÊNCIAS RADIOLÓGICAS OU NUCLEARES 
ELISETE SIQUEIRA NERI28/11/2023
ERIC DE SANTANA BROGES18/12/2019INSERÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA E ELETROQUÍMICA – UMA PROPOSTA DE PRÁTICA EDUCATIVA 
ESANDRA DA SILVA MAGALHÃES PEIXOTO11/12/2023Sequências didáticas para o ensino de ciências na educação infantil: o uso da
imaginação na contação de histórias
EVERSONG MOREIRA BARROS26/11/20181) O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. BARROS, E. M.; COUTINHO, L.G.R. Uma página no Facebook e o protagonismo dos estudantes na divulgação científica. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos
FÁBIO MARQUES DE OLIVEIRA28/01/2016DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE 
FABRÍCIA MARTINS ALVES19/03/2020ENSINO DE CIÊNCIAS E AMBIENTE: PROPOSTA DE ROTEIRO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO
FELLIPE FERNANDES RABELO18/08/2020RADIOATIVIDADE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COMO PERCURSOS TRANSDISCIPLINARES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GLAUCO LEONARDO DA COSTA FIGUEIREDO21/12/20171) HISTÓRIA EM QUADRINHOS: QUÍMICA NO DIA A DIA – VAMOS APRENDER QUÍMICA NA COZINHA; 2) DUAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. FIGUEIREDO, G. L. C. Duas Histórias Em Quadrinhos Para O Ensino-Aprendizagem De Química Na Educação De Jovens E Adultos – EJA. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível emhttp://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/schedConf/presentations
HARON LUCAS BARBOSA NIGRI SOARES16/01/2023OBSERVATÓRIO ANATÔMICO: PODCAST DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Haron Lucas Barbosa Nigri Soares
SANTOS, M. A. F. A. ; SOARES, H. L. B. N. ; CHACON, E. P. ; MARTINS, A. B. S. J. . Oficina temática, experimentação e cordéis na formação de professores.. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 15, p. 109-121, 2020. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID681/v15_n1_a2020.pdf

HENRIQUE TARGINO DE ARAUJO20/12/2018ESTÁTICA DOS FLUIDOS NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARAÚJO, H. T.; ALMEIDA, L.C. A Estática dos Fluidos no Ensino Médio: contribuições para a sua inserção no currículo das escolas públicas da rede estadual do RJ. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
IGOR LUCIO LOUCHARD DE ARAUJO06/06/2023CONSTRUINDO CAMINHOS
PARA UM ENSINO DE
QUÍMICA DECOLONIAL
JOSÉ LUIZ DOS SANTOS MARQUES21/06/2023CADERNO PEDAGÓGICO KARU
JOSÉ ROBERTO DE SÁ04/03/2016PRÁTICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NO ENSINO MÉDIO  (Autor não autorizou depósito no RIUFF) Interação da Física das Radiações com o Cotidiano: uma prática multidisciplinar par-a o Ensino de Física”. Sá, J. R.; ANJOS, R. M; CARDOSO,R. P. C; MUNIZ. M. C; CID, A. S; LACERDA,T. C. Revista Brasileira de Ensino de Física 39 (2017) e1503-1 – e1503-11.
JOSEANE GARCIA ABRAHÃO29/10/2019CURRÍCULO DE QUÍMICA E CONTEXTUALIZAÇÃO 
JOSIANE AZEVEDO DOS SANTOS05/10/2017SEQÜÊNCIA DIDÁTICA / O PENSAMENTO COMPLEXO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO 
JOSEANE LIMA CARVALHO ALVES07/06/2022Sequência Didática Inclusiva para Autistas dos Anos Finais do Ensino Fundamental II
JÚLIA DAMAZIO BOUZON29/09/2015BLOG / METODOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOJúlia Damazio Bouzon e  Juliana Barreto Brandão – colocar a produção ano nome das duas
BOUZON, J. D.
BRANDAO, J. B. ; SASAKI, D. G. G. ; SILVA, J. A. . Uma proposta para o ensino de pilhas em turmas de Ensino Médio mediada pela Aprendizagem Baseada em Projetos. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 320-337, 2020. https://periodicos.uff.br/
ensinosaudeambiente/article/view/29120/28384


BRANDAO, J. B. ; BOUZON, J. D. ; ALVARENGA, S. D. S. ; CHRISPINO, Á. . Estudo sobre os conceitos da Química Verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. CIÊNCIA EM TELA. Volume 12, Número 2 13p, 1-13,2019. http://www.cienciaemtela.
nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf



BRANDAO, J. B.
; BOUZON, J. D. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 355-369, 2019.
 BOUZON, J. D. ; BRANDAO, J. B. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 214-225, 2018.

BRANDÃO, JULIANA BARRETOBOUZON, JÚLIA DAMAZIO ; DOS SANTOS, TAÍS CONCEIÇÃO ; PEREIRA, VALÉRIA ; CHRISPINO, ÁLVARO . Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais. AMAZÔNIA (UFPA. 2004), v. 14, p. 59-76, 2018.


JULIA ROCHA NADAES11/04/2022Imunização Artificial Ativa: Uma Proposta de Metodologia de Ensino e Avaliação de
Aprendizagem.
JULIANA BARRETO BRANDÃO24/11/2015MATERIAL DIDÁTICO / QUÍMICA ENSINO MÉDIO – 2º ANO 3º E 4º BIMESTRES (Autor não autorizou depósito no RIUFF)  Júlia Damazio Bouzon e  Juliana Barreto Brandão – colocar a produção ano nome das duas
BOUZON, J. D.
BRANDAO, J. B. ; SASAKI, D. G. G. ; SILVA, J. A. . Uma proposta para o ensino de pilhas em turmas de Ensino Médio mediada pela Aprendizagem Baseada em Projetos. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 320-337, 2020. https://periodicos.uff.br/
ensinosaudeambiente/article/view/29120/28384


BRANDAO, J. B. ; BOUZON, J. D. ; ALVARENGA, S. D. S. ; CHRISPINO, Á. . Estudo sobre os conceitos da Química Verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. CIÊNCIA EM TELA. Volume 12, Número 2 13p, 1-13,2019. http://www.cienciaemtela.
nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf



BRANDAO, J. B.
; BOUZON, J. D. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 355-369, 2019.
 BOUZON, J. D. ; BRANDAO, J. B. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 214-225, 2018.

BRANDÃO, JULIANA BARRETOBOUZON, JÚLIA DAMAZIO ; DOS SANTOS, TAÍS CONCEIÇÃO ; PEREIRA, VALÉRIA ; CHRISPINO, ÁLVARO . Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais. AMAZÔNIA (UFPA. 2004), v. 14, p. 59-76, 2018.


JULIANA MENDES DA SILVA27/11/2015ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO INCLUSIVO EM QUÍMICA ORGÂNICA: ESTUDO DE HIDROCARBONETOS A PARTIR DO PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR 
KARLA SILENE OLIVEIRA MARINHO SATHLER13/02/2014INCLUSÃO E ENSINO DE FÍSICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A ABORDAGEM DO TEMA ENERGIA MECÂNICA SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C. . Inclusão e ensino de Física: estratégia didática para a abordagem do tema energia mecânica. In: IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2015, Volta Redonda – RJ. Revista Práxis. Edição especial. IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Volta Redonda-RJ: FOA, 2015. p. 326-332.“O fazer docente e a educação inclusiva: iniciativas no ensino de Física para a Educação Básica”. Comunicação oral na 19ª Semana de Extensão. UFF, Niterói-RJ, outubro 2014). Premiado no evento como 2º lugar na área de educação.SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C.; MOTA, V. M. T.;
RAMALHO, P. G. C. Energia: transformação de potencial gravitacional em cinética. 2018. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=TzhJJNFbocc>.

Hercílio P. Cordova, Carlos E. Aguiar, Helio S. de Amorim, Karla Silene O. M. Sathler, Antonio Carlos F. dos Santos. Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n.2, 2018. Disponível em:
<https://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n2/1806-1117-rbef-40-02-e2505.pdf

SATHLER, K.S.O.M.; SILVA, D. M. V.; SOUSA, D. S.; PINTO, D. M.; UZEDA, D.; GAMA, E. A. R. M.; ANDRADE, F. C.; BERNARDO, F. G.; AMADEO, M. S.; CUNHA, S. R.. Reflexões sobre o Conhecimento Científico. 1. ed. Appris Editora, 2019. 185p.

Sathler, K.S.O.M.; CORDOVA, H. P.; AGUIAR, C. E.; AMORIM, H. S.; SANTOS, A. C. F.. Sequência didática com o uso de um audiotermômetro para a inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de física. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.
 
SATHLER, K.S.O.M.; ESQUINCALHA, A. C.. Representações sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular. In: I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019.
 
SATHLER, K.S.O.M.; ESQUINCALHA, A. C. Representações sociais de professores de Física e estudantes acerca da educação inclusiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021.
KÁTIA REGINA AZEVEDO PEREIRA DE SOUZA07/12/2015UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ISOMERIA CHACON, E. P.; SOUZA, K. R. A. P.. Desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática para o ensino/aprendizagem de Estereoquímica. Revista Ciências & Ideias, v. 7(3), p.     , 2016. ISSN: 2176-1477.
KELLY MAURÍCIO LEAL31/01/2023A Alfabetização Científica na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Olhar Atencioso para a Deficiência Intelectual
LARISSA PAIVA NOVELINO GAMA31/01/2024Guia Pedagógico: Mudanças Climáticas com Abordagem CTS, visando Alfabetização
Científica.
LEONARDO CORDEIRO ARAUJO DA FONSECA29/06/2018SEQÜÊNCIA DIDÁTICA COMENTADA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA PARA ALUNOS VIDENTES E NÃO VIDENTES – EXERCÍCIOS PARA IMAGINAR FONSECA, L.C.A. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. Sequência Didática comentada para o ensino de termologia para alunos videntes e não videntes – exercícios para imaginar. In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021.  https://www.youtube.com/
channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ
LINCOLN FERNANDES DE ARAÚJO ROSA02/02/2023INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANTIRRACISTA
LUCAS DE CASTRO BILÉ10/02/2021UM CURIOSO EM DUAS BARRAS
LUCIANO PERES DE CASTRO09/12/2014CADERNO DO PROFESSOR DE QUÍMICA / CADERNO DE CONCLUSÃO DE QUÍMICA / CADERNO DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA CASTRO.L. P. Castro; RIBEIRO, C. M. R. Material de apoio para o processo ensino/aprendizagem de química experimental para o ensino médio: elaboração, aplicação e avaliação. Ensino, Saúde e Ambiente. 2016, 9 (2), 63-93. ISSN 1983-7011
LUIS ANTONIO TELES TIBAO26/04/2021TEORIAS COGNITIVISTAS DA APRENDIZAGEM: UM ENSAIO DA INSERÇÃO DA TEORIA NA PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS03/08/2016APLICATIVO CATA CIÊNCIA 

DANTAS, L.F.S. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Aplicativo cata Ciência
In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/

TOLEDO, K.R.M, LIMA, V.S, DANTAS, F.L.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, ESO. (2020). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(7): 1-13, e430974207. https://www.researchgate.net/publication/341608413_Dificuldades_de_aprendizagem_na_alfabetizacao_um_relato_de_experiencia
 
ALVES, T. R. S. SILVA, V. J.; DANTAS, L.. A perspectiva dos estudantes do ensino superior de química sobre a contribuição dos objetos de aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 05-16. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959:  
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/objetos-de-aprendizagem
 
DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.,& DECCACHE-MAIA, E. (2020). A importância dos centros e museus de ciências: a contribuição de suas atividades.International Journal Education And Teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, 3(2), 167 – 184. https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/129
 
SANTOS, A.E, DANTAS, L.F.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, E.S.O. (2020). O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: uma visão dos professores da disciplina. Research, Society and Development, 9(7): 1-23, e240974020.
https://www.researchgate.net/publication/341298166_O_uso_de_memes_como_recurso_pedagogico_no_ensino_de_quimica_uma_visao_dos_professores_da_disciplina
EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA BRAGA VALÉRIA DA SILVA LIMA LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS e THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES.Jogo ‘A trilha cem por cento’ no ensino de Matemática: uma proposta prática. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da Educação Contemporânea. 1ed.: Ilustração, 2020, v. 1, p. 159-172. https://www.researchgate.net/publication/346403823_Jogo_A_Trilha_cem_por_cento_no_ensino_de_Matematica_uma_proposta_pratica_Capitulo_12
 
DOS SANTOS, A.E.; BRAGA, E.S.O.; DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.R.S.. Produto Educacional: Catálogo de Memes de Química – 2020. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584275
ALVES, T.R.S; DANTAS, L.F.S, BRAGA, E.S.O.; LIMA, V.S. e DECCACHE-MAIA, E.Divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: VI ENECiências – Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Guaracira Gouvêa.
https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa
 
BRAGA, EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA, LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS, THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES, VALÉRIA DA SILVA LIMA.  Divulgação científica e centros e museus de ciências – o que diz o evento nacional de ensino de ciências da saúde e do ambiente. In: X SEMACIT, Anais da IX Jornada Científica e II Jornada de Extensão do IFRJ campus Duque de Caxias. Anais…Duque de Caxias (RJ) IFRJ/CDUC, 2020. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/294637.pdf  
 
DANTAS, Luiz Felipe Santoro; ALVES, Thiago Rodrigues de Sá, SANTOS, Alda Ernestina dos, BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: um mapeamento junto aos professores da disciplina. In: I CONE QFBM Anais do I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. 2020 https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/congresse-me-assets-host/articles/archives/2916/original/O_USO_DE_MEMES_COMO_RECURSO_PEDAG%C3%93GICO_NO_ENSINO_DE_QU%C3%8DMICA__UM_MAPEAMENTO_JUNTO_AOS_PROFESSORES_DA_DISCIPLINA_CONEQFBM__CONEQFBM__-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf?1602855830

BORGES, M. N. ; RIBEIRO, C. M. R. ; CHACON, E. P. ; RIBEIRO, R. P. ; DANTAS, L. F. S. . Reflexão, simetria e quiralidade: elaboração de recursos educativos visando a aprendizagem e a divulgação científica. In: Wender Faleiro; Simara Maria Tavares Nunes; Márcia Pereira dos Santos. (Org.). Divulgação Científica das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas. 1ed.Goiânia: Editora Kelps, 2020, v. , p. 127-145. https://kelps.com.br/catalogo/divulgacao-cientifica-das-ciencias-da-natureza-e-das-ciencias-humanas/

ALVES, T.R.S.
; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. ; LIMA, V. S. ; DECCACHE-MAIA, ELINE . A divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: Maylta Brandão dos Anjos; Edgar Miranda da Silva. (Org.). Ensino de Ciências, Processos e Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Imperial, 2021, v. 5, p. 593-604.
 
PRADO, J.M ; DANTAS, L. S.; ALVES, T. R. DE S. ; LIMA, V. S. . Reflexões sobre a docência: dilemas e possibilidades nas práticas cotidianas. Revista Amor Mundi, v. 2, p. 51-64, 2021.
 
CARMINATI, S. P. ; DANTAS, L. F. S. ; ALVES, T.R.S. . A Criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1, 2021.
 
ALVES, T.R.S.; SANTOS, A. E. ; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. . CATÁLOGO DE MEMES: UM MATERIAL DE APOIO E INCENTIVO AO USO DIDÁTICO DE MEMES NO ENSINO DE QUÍMICA. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL, v. 8, p. 800-817, 2021.
LUIZ FELIPPE BARLETTA FERREIRA24/03/2022Proposta de Uma Sequência Didática para Ensino de Ligações Químicas a Partir
do Tema Sociocientífico Mineração
MANUELLA DA SILVA RIBEIRO18/02/2022Sequência Astronômica
MARCELA DE MATTOS MENDONÇA LEMOS RODRIGUES12/12/2019NUTRIQUIM: UM JOGO DIDÁTICO QUE ARTICULA A TABELA PERIÓDICA, NUTRIÇÃO E SAÚDEBORGES, A.G.M.S; LEMOS, M.M.M  Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 

RODRIGES, M.M.M.L. e CHACON, E.P. NUTRIQUIM: desenvolvimento de um jogo didático que articula nutrição, saúde e a tabela periódica. In: 60º Congresso Brasileiro de Química, 2021, Online
MARCELO DA SILVA CARNEIRO16/05/2016PROPOSTA PEDAGÓGICA / A FÍSICA E O CINEMA (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
MÁRCIA CRISTINA SOARES DE MOURA VICTORINO16/07/2021PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA INTERLOCUÇÃO ENTRE A ABORDAGEM CTS E A PERSPECTIVA FREIREANA
VICTORINO, M.C.S.M. e LATINI; R: M.  Proposta de sequência didática com abordagem cts para ensino de mecânica usando como tema a segurança no trânsito. Anais do V CONAPESC… Campina Grande: Realize Editora, 2020.
https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72

VICTORINO, M.C.S.M. e LATINI; R: M.  A Abordagem CTS e a Perspectiva Freireana. In: VI ENECiências 2020.
https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa

VICTORINO, M.C.S.M. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. O ensino de ciências numa abordagem CTS pela perspectiva freireana: propostas de sequências didáticas.   In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021. https://www.youtube.com/
channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ

MARCO ANTONIO BATISTA VALENTE30/01/2019CADERNO SOBRE ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO  VALENTE, M.A. B.; BRAGA, J. S; SANTOS, M. H. M.; DESTEFANI, S. S.; CORREA, S.; SAMPAIO, L. S. Diagrama de Linus Pauling: um quebra-cabeça 3D inclusivo. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de produtos.
Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
MARCO ANTONIO MALTA MOURE24/06/2016PROPOSTA DE PRÁTICA EDUCATIVA / CONSTRUINDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) MOURE, M. A. M; LATINE, R. M. Aproximação das Aulas de Química no Curso Normal das Práticas Educativas Em Ciências No Ensino Fundamental I. Revista De Educação, Ciências E Matemática, V. 7, P. 87-108, 2017.
MARCUS ENNES RANGEL COUTO10/03/2020VÍDEO AULAS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA ERA DIGITAL
MARINETH VITORINO DOS SANTOS28/06/2022 ESCUTANDO COM SENSIBILIDADE: DIÁLOGOS ENTRE A CORPOREIDADE E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
MAURO RICARDO HENRIQUES DA SILVA24/11/2021COLETÂNEA DE PRATICAS´ EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA DA NATUREZA NA EJA – FUNDANDAMENTAL 2 SILVA; M. R.H. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. Trilhas para um ensino problematizador: coletânea de práticas educativas para o ensino de Ciências da Natureza na EJA Fundamental 2.   In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021. https://www.youtube.com/
channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ
MAYCON SAVIOLE DA COSTA12/12/2023Guia para uso e produção de modelos pedagógicos
MIRIAN MEDEIROS MONTEIROINCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
NAIARA CRISTINA AGUIAR MORENO15/12/2023Roteiros de aulas-passeio: um guia para aulas de química articulado a aspectos
sociocientíficos
NATALIA CHAMRELLI VALENTE16/05/2022 O USO De T.I.C. NA SALA DE AULA – AS PARTES E O TODO: ENSINANDO BIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA AUTÔNOMA DURANTE A PANDEMIA
NELSON DOS SANTOS MOREIRA15/12/2014TEATRO CIENTÍFICO / LAVOISIER: DA ALQUIMIA À QUÍMICA MODERNA 
PAMELA ROSSI DOS REIS12/12/2023Entre Raízes e Reações. O Encontro da Química com a Sabedoria Ancestral
Indígena nos Subprodutos da Mandioca.
PATRICIA VASCONCELLOS DA SILVA08/03/2023AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
PAULA RODRIGUES NOGUEIRA FERREIRA PAULO11/08/2017VÍDEO I, II e III / ENTENDENDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PAULO, P. R. N. F. ; Borges, Márcia N ; DELOU, C. M. C. . Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para o Ensino de Química Orgânica Inclusivo. ARETÉ (MANAUS). Revista Areté, 11, 2018 p. 116-125
PAULO EDUARDO FERREIRA CARDOSO29/09/2014PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COM PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO CARDOSO, P. E. F. ; COUTINHO, L. G. R. ; dos SANTOS . Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio.. Polyphonía, v. 26, p. 127-142, 2015.
PEDRO HENRIQUE LEMOS DA SILVA30/06/2023PROPOSTAS PEDAGÓGICAS EM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (PPIST)
PEDRO GOUVEIA DE CARVALHO RAMALHO23/06/2023
CADERNO DE ATIVIDADES
AS TRÊS LEIS DE NEWTON: ROMPENDO BARREIRAS PARA A
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

RAMALHO, P. G. C.; Almeida, Lucia da Cruz de . Recursos didáticos para o estudo de fenômenos luminosos acessíveis a estudantes com e sem deficiência visual. In: VI ENECiências 2020. 
https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa
RAFAEL BARBOSA DA CUNHA09/08/2017
1) EJA-CIÊNCIAS: APRENDER FAZENDO (O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA) 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II; 2) APRENDER FAZENDO – O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA.
EJA – CIÊNCIAS – 9° ANO


 CUNHA, R. B. C.Aprender Fazendo – O Ensino De Ciências Na Prática. Eja – Ciências – 9º ANO. In: Anais do V ENECiências (ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em 
http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos/

CUNHA, R. B.  Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: EJA-Ciências-Aprender Fazendo: o ensino de ciências na prática-9º. Ano. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/
 
CUNHA, R.B. ; dos SANTOS ; LATINI, R. M. . O ensino de ciências na EJA e a aplicação de uma proposta de metodologia ativa. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-17, 2020
RAFAEL GOMES COELHO DA ROCHA09/09/2016SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: O SURGIMENTO DO UNIVERSO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
ROBERTA NUNES DE LUCENA18/12/2023Física Divertida com Algodoo Metodologias Ativas & Simulação Interativa
RODRIGO DE OLIVEIRA BASTOS HONORATO26/02/2018HISTÓRIA EM QUADRINHO / OUROBOROS (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
ROSA MARIA DE OLIVEIRA FREITAS CALDAS05/10/2022e-HQ “ANDREI, O NOVO ALUNO” –
ANIMAIS PEÇONHENTOS ATRAVÉS
DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
GUIA PEDAGÓGICO
ROSÁLIA RODRIGUES CERES PORTELLA18/12/20181) CARTILHA COM SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE AULA DE QUÍMICA SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO; 2) SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS ATRAVÉS DAS ESTRUTURAS QUÍMICAS DE PIGMENTOS, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (Autor não autorizou depósito no RIUFF)PORTELLA, R.R.C. Sequência didática para estudo das funções químicas orgânicas através das estruturas químicas de pigmentos, para alunos do ensino médio. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 
RUAN DAS FLORES DE AZAVEDO27/02/2019CICLO DE OFICINAS PARA PROFESSORES / FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES – UM DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA MEDIADO PELA EA CRÍTICA 

http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3916 

AZEVEDO, R.F. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Formação continuada para professores – um diálogo entre as Ciências da Natureza mediado pela EA crítica. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/
 
SANTA ANA, C.A.R.; BOUCINHA, L.G.; TAVAREZ, L.G. e AZEVEDO. R. F.A aula de campo na construção de significados culturais, de topofilia e do ethos socioambiental: uma experiência de percepção em Aldeia Velha-RJ. Educação Ambiental em Ação. v. XVIII, n. 70, Mar-Mai/2020. ISSN 1678-0701.
http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3916
 
AZEVEDO, R. F. Formação continuada para professores – um diálogo entre as ciências da natureza mediado pela EA crítica. Realização de oficinas para professores de ciências da natureza na Educação Básica da rede do Município de Silva Jardim RJ, 2020

SÉRGIA ROSSANA SABINO NEVES09/12/2016SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA TEMÁTICA QUALIDADE DO AR NO ENSINO DE QUÍMICA NEVES, S.R.S; LATINE, R. M. A interlocução da educação ambiental e o ensino de ciências na educação de jovens e adultos. Revista Práxis (Online), v.
ANO VII, p. 34-40,
2015.
SILVIA MAURICIO LEAL10/01/2023EDUCAR PARA O AMBIENTE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
SORAIA BERBAT REBELLO29/04/2016EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA A ABORDAGEM DO TEMA GERADOR ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 
TAMIRYS BRAGA GRION14/06/2022Produto: Turma Periódica – Almanacão.
THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES21/12/2016SUGESTÕES DE ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

TOLEDO, K.R.M, LIMA, V.S, DANTAS, F.L.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, ESO. (2020). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(7): 1-13, e430974207. https://www.researchgate.net/publication/341608413_Dificuldades_de_aprendizagem_na_alfabetizacao_um_relato_de_experiencia
 
ALVES, T. R. S. SILVA, V. J.; DANTAS, L.. A perspectiva dos estudantes do ensino superior de química sobre a contribuição dos objetos de aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 05-16. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959:  
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/objetos-de-aprendizagem
 
DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.,& DECCACHE-MAIA, E. (2020). A importância dos centros e museus de ciências: a contribuição de suas atividades.International Journal Education And Teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, 3(2), 167 – 184. https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/129
 
SANTOS, A.E, DANTAS, L.F.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, E.S.O. (2020). O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: uma visão dos professores da disciplina. Research, Society and Development, 9(7): 1-23, e240974020.
https://www.researchgate.net/publication/341298166_O_uso_de_memes_como_recurso_pedagogico_no_ensino_de_quimica_uma_visao_dos_professores_da_disciplina
EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA BRAGA VALÉRIA DA SILVA LIMA LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS e THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES.Jogo ‘A trilha cem por cento’ no ensino de Matemática: uma proposta prática. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da Educação Contemporânea. 1ed.: Ilustração, 2020, v. 1, p. 159-172. https://www.researchgate.net/publication/346403823_Jogo_A_Trilha_cem_por_cento_no_ensino_de_Matematica_uma_proposta_pratica_Capitulo_12
 
DOS SANTOS, A.E.; BRAGA, E.S.O.; DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.R.S.. Produto Educacional: Catálogo de Memes de Química – 2020. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584275
ALVES, T.R.S; DANTAS, L.F.S, BRAGA, E.S.O.; LIMA, V.S. e DECCACHE-MAIA, E.Divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: VI ENECiências – Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Guaracira Gouvêa.
https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa
 
BRAGA, EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA, LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS, THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES, VALÉRIA DA SILVA LIMA.  Divulgação científica e centros e museus de ciências – o que diz o evento nacional de ensino de ciências da saúde e do ambiente. In: X SEMACIT, Anais da IX Jornada Científica e II Jornada de Extensão do IFRJ campus Duque de Caxias. Anais…Duque de Caxias (RJ) IFRJ/CDUC, 2020. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/294637.pdf  
 
DANTAS, Luiz Felipe Santoro; ALVES, Thiago Rodrigues de Sá, SANTOS, Alda Ernestina dos, BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: um mapeamento junto aos professores da disciplina. In: I CONE QFBM Anais do I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. 2020 https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/congresse-me-assets-host/articles/archives/2916/original/O_USO_DE_MEMES_COMO_RECURSO_PEDAG%C3%93GICO_NO_ENSINO_DE_QU%C3%8DMICA__UM_MAPEAMENTO_JUNTO_AOS_PROFESSORES_DA_DISCIPLINA_CONEQFBM__CONEQFBM__-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf?1602855830
 
ALVES. T. R. S.Os objetos de aprendizagem no ensino de química: um levantamento exploratório junto a professores do ensino médio. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 2, n. 2, p. 508-524, 2020. file:///C:/Users/Part/Downloads/3820-Texto%20do%20artigo-11663-2-10-20201109.pdf
 
ALVES, T.R.S. (2020). Percepções imagéticas nos livros didáticos de Química: investigando o assunto propriedades coligativas. Research, Society and Development, 9 (7), 1-17, e785974443.
https://www.researchgate.net/publication/342593507_Percepcoes_imageticas_nos_livros_didaticos_de_Quimica_investigando_o_assunto_propriedades_coligativas

ALVES, T.R.S ; LATINI, R. M. . Novos olhares para o ensino de química e ambiente na educação de jovens e adultos. In: Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira; Rodrigo Volcan Almeida; Rozana Gomes de Abreu; Tatiana Seixas Machado Carpenter; Waldmir Nascimento de Araujo Neto. (Org.). Ensino de Química em Revista – Volume 5. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Química – UFRJ, 2021, v. 5, p. 11-44.
CUNHA, E. S. ; ALVES, T.R.S. . Aplicação do jogo Animais em Ação durante o ensino remoto síncrono: uma experiência com um aluno autista. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1-7, 2021.

ALVES, T.R.S.; SANTOS, A. E. . A importância das Feiras de Ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da educação básica. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1, 2021.
RIBEIRO, C. P. ; LIMA, V. S. ; ALVES, T.R.S. . Histórias ao vento: um exercício de compartilhar histórias em tempos de pandemia. Scientia Naturalis, v. 3, p. 246-255, 2021.

ALVES, T.R.S.
; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. ; LIMA, V. S. ; DECCACHE-MAIA, ELINE . A divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: Maylta Brandão dos Anjos; Edgar Miranda da Silva. (Org.). Ensino de Ciências, Processos e Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Imperial, 2021, v. 5, p. 593-604.
 
PRADO, J.M ; DANTAS, L. S.; ALVES, T. R. DE S. ; LIMA, V. S. . Reflexões sobre a docência: dilemas e possibilidades nas práticas cotidianas. Revista Amor Mundi, v. 2, p. 51-64, 2021.
 
CARMINATI, S. P. ; DANTAS, L. F. S. ; ALVES, T.R.S. . A Criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1, 2021.
 
ALVES, T.R.S.; SANTOS, A. E. ; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. . CATÁLOGO DE MEMES: UM MATERIAL DE APOIO E INCENTIVO AO USO DIDÁTICO DE MEMES NO ENSINO DE QUÍMICA. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL, v. 8, p. 800-817, 2021.

THRICIANE TORRES DE CARVALHO LODI27/03/2023GUIA PEDAGÓGICO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UTILIZANDO RECURSOS
DIGITAIS EM PRÉ-VESTIBULARES SOLIDÁRIOS.
VALFRIDO MONTEIRO DE CARVALHO JUNIOR17/12/2019HISTÓRIA EM QUADRINHOS e (HQ): UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. MANUAL PARA PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOSJUNIOR, V.M.C. Protótipo de uma História em Quadrinhos Digital: Turma da Integração – História, Um Trabalho de Química. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de Produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.

CARVALHO JUNIOR, V.M. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. Manual para produção de roteiros de histórias em quadrinhos e histórias em quadrinhos In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021.  https://www.youtube.com/
channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ

 
VANESSA MARIANO DE VASCONCELOS07/06/2022Guia de Orientação para Aplicar Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
Sobre Mecânica, Eletricidade e Ondas.
VANESSA SILVA DE OLIVEIRA21/03/2022Teatro Científico Para Professores: A Experiência De Um Esquete Teatral Sob a Perspectiva da Educação em Direitos Humanos.
VICTOR RODRIGUES RIBEIRO26/04/2022  Sequência Didática

VÍTOR ACIOLY BARBOSA04/02/2015VÍDEOS / BEM VINDOS À CIÊNCIA – CASA DA DESCOBERTA; BEM VINDOS À CIÊNCIA – LAC – LABORATÓRIO DE RADIOCARBONO; BEM VINDOS À CIÊNCIA – TUPI – LABORATÓRIO DE ASTROFÍSICA; BEM-VINDOS A CIÊNCIA – LARA – LABORATÓRIO DE RADIOECOLOGIA E ALTERAÇÕES AMBIENTAIS – UFF 
VELLOSO, M. ; Acioly, V. ; SANTOS, A. C. F. . Introduzindo o conceito de força do oscilador nas disciplinas iniciais de mecânica quântica. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 42, p. e20200209, 2020. https://www.scielo.br/pdf/
rbef/v42/1806-9126-RBEF-42-e20200209.pdf

 
Acioly, V.PICORETI, R. ; ROCHA, T. ; AZEVEDO, G. ; SANTOS, A. C. F. . A Luz Síncrotron Iluminando a Formação de Professores.. A Física na Escola (Online), v. 18, p. 1, 2020. http://www1.fisica.org.br/fne/
phocadownload/Vol18-Num2/FNE-18-2-200607.pdf


SILVA, Daniela Mendes Vieira da; MONTEIRO, Paula; ACIOLY, Vitor. Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica. Revista Educação Pública, v. 20, nº 19, 26 de maio de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.
cecierj.edu.br/artigos/20/19/
estudo-do-movimento-uniforme-
subsidiado-pela-plataforma-desmos-uma-proposta-pedagogica



Acioly, V.. Visitas Virtuais como instrumento para popularizar e ensinar Ciências. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2020. v. 1. 77p .
 
SILVA, D. M. V. ; MONTEIRO, P. ; Acioly, Vitor . ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME SUBSIDIADO PELA PLATAFORMA DESMOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGIA. In: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). SABERES, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 1ed.Rio de Janeiro: Editora 2-Publicar, 2020, v. 2

VIVIANE MEDEIROS TAVARES MOTA
30/06/2023

GUIA PEDAGÓGICO: UM MEIO PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO DA PROPAGAÇÃO DO
CALOR
Mota, Viviane Medeiros Tavares; Almeida, Lucia da Cruares . RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas. 1ªed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 164-172. https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/28438

MOTA, Viviane Medeiros Tavares; ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Estudantes com deficiência auditiva no ensino médio: entre a teoria e a prática. Resumo Expandido. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. UFABC – SBF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0419-1.pdf

WELLINGTON DOUGLAS CARNEIRO DOS SANTOS30/03/2023
ENSINO DE FÍSICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
WILLIAN CAMPANHA SEIFERT10/01/2022BLOG FISIMULADORES

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content