PRODUTOS E PUBLICAÇÕES DOS ALUNOS EGRESSOS
LUNO(A) | DATA DA DEFESA | PRODUTO | PUBLICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA | |
ADRYANA DA CONCEIÇÃO SOUSA | 19/12/2018 | SEQUÊNCIA DIDÁTIA / ARTICULAÇÃO ENTRE CONCEITOS CIENTÍFICOS E VIDA COTIDIANA, A PARTIR DA TEMÁTICA DO SANEAMENTO BÁSICO. | SOUZA, A.C. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Articulação entre conceitos científicos e vida cotidiana, a partir da temática do saneamento básico. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/ | |
ALESSANDRO MORETH OLIVEIRA | 18/12/2017 | METODOLOGIA DE ENSINO / ENCONTROS ENTRE PAULO FREIRE, PROFESSORES E ESTUDANTES DA NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REINVENTANDO OS CÍRCULOS DE CULTURA ENTRE OS MUROS DA ESCOLA | ||
ALEXANDRA GISBERT MARQUES D’ARA | UMA AVENTURA E MUITAS CONVERSAS SOBRE O FORMATO DA TERRA. DE CRIANÇA PARA CRIANÇA | |||
ALEXANDRE LOURENÇO TORRES | 09/08/2017 | PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE PARÓDIAS / INTEGRANDO MÚSICA E QUÍMICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM IGNIFICATIVA | TORRES, A. L. Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de Produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.TORRES, A. L.; FARIAS, F. M. C. Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/ | |
ALEXANDRE RODRIGUES FAUR | 24/08/2017 | ATIVIDADES DE AULA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA E REFLEXIVA | FAUR, A.R.; CHINELLY, M.V. A Educação aliada aos preceitos de Edgar Morin como alternativa ao paradigma pedagógico-comportamental em vigor no ensino de Química. In: II Mostra Acadêmico-científica de Niterói, 2017, Niterói. Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017. p. 307-318. | |
ALEXSANDRA DA CONCEIÇÃO SOUSA | 15/12/2021 | A SALA DE LEITURA COMO PROMOTORA DE EDUCAÇÃO PARA O AMBIENTE | SOUSA, A.C. IX Roda de conversa com professores: A sala de leitura e a formação de leitores. In Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE) da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Laboratório de Educação Linguística (LABELIN). 2021. http://proale.sites.uff.br/ 2021/06/28/ix-roda-de-conversa-com-professores/ | |
ALFREDO MARQUES COSTA | 25/01/2019 | COLETÂNEA DE RECURSOS DIDÁTICOS CIÊNCIAS DA NATUREZA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | COSTA, A. M.; ALMEIDA, L. C. Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II: perspectivas para uma visão integradora e contextualizada a partir da prática docente. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/ | |
ALINE MIGUELIS FALCÃO MAGALHÃES | 21/01/2019 | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA NA MODALIDADE BLENDED LEARNING | MAGALHÃES, A.M.F.; COSTA, I. A utilização do ambiente virtual moodle como Ferramenta de aprendizagem colaborativa no aprimoramento do ensino de física. 2018. In: Anais do V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Niterói/RJ, 2018. Disponível em: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/schedConf/presentationsMAGALHÃES, A.M.F.; COSTA, I. Sequência didática para o ensino de termologia na modalidade. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação. 2019. Mostra de Produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.MAGALHÃES, A.M.F.; COSTA, I. O emprego das TICs como ferramentas de inclusão digital e social no ensino colaborativo de física. In: XXIII SNEF -Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva/BA.2019.MAGALHÃES, A.M.F.; SOUZA, C. M. ENCURTANDO DISTÂNCIAS: O USO DA MODALIDADE EAD PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE MARINHEIROS DA MARINHA DO BRASIL. In: Anais do 25º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância/Poços de Caldas, MG, 2019. Disponível emabed.org.br/hotsite/25-ciaed/pt/anais/O EMPREGO DAS TICS COMO FERRAMENTAS DE INCLUSÃO DIGITALE SOCIAL NO ENSINO COLABORATIVO DE FÍSICA (XXIII SNEF -Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva/BA,2019); MAGALHAES, A.M.F. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Sequencia didática para o ensino de termologia na modalidade Blended Learning. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/ | |
ÁLVARO SIGUINÉ JADEL LEMOS | 26/07/2017 | VÍDEOS DIDÁTICOS / MOVIMENTO RELATIVO – USO DO CINTO DE SEGURANÇA – EQUILÍBRIO NO BUSÃO – A IMPORTÂNCIA DOS ITENS DE SEGURANÇA | LEMOS, A. S. J.; ALMEIDA, L. C. de. Paulo Freire e o ensino de física pautado pelo diálogo. In: Anais Do V Encontro Nacional De Ensino De Ciências Saúde EAmbiente, INSS 2316=7025. UFF. Niterói, 2018Disponível em:<http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018paper/viewFile/611/541>.LEMOS, Á. S. J.; ALMEIDA, L. C.; RAMALHO, P. G. C. 1ª Lei de Newton. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=Ua2S1eWTbcs>. LEMOS, A.S.J. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Vídeos didáticos- Movimento Relativo, Uso do Cinto de Segurança, Equilíbrio no Busão, A importância dos itens de Segurança. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/ | |
ANA BEATRIZ DA SILVA JOVÊNCIO MARTINS | 18/12/2018 | OFICINAS TEMÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | SANTOS, M. A. F. A. ; SOARES, H. L. B. N. ; CHACON, E. P. ; MARTINS, A. B. S. J. . Oficina temática, experimentação e cordéis na formação de professores.. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 15, p. 109-121, 2020. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID681/v15_n1_a2020.pdf MARTINS, A. B. J. e CHACON, E.P. A OFICINA TEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA. In: Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC): Diversidade e inclusão no ensino de Ciências da Natureza, 2020. https://www.cepecufabc.com.br/eventos/1/coloquio-de-experiencias-e-pesquisas-em-ensino-de-ciencias/ | |
ANA MONIQUE BARRA CHUPIN | 25/07/2023 | Uma Sequência Didática para o Ensino de Botânica. | ||
ANNA GABRIELLE MOREIRA DE SOUZA BORGES | 10/12/2019 | ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. OFICINA TEMÁTICA. EQUILÍBRIO QUÍMICO: PH E SOLIBILIDADE – EXPERIMENTAÇÃO E VÍDEO | BORGES, A.G.M.S; LEMOS, M.M.M Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos | |
ANA PAULA CARDOZO DE OLIVEIRA | 25/02/2016 | REVISTA “INTERVALO – CONVERSAS ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS” | ||
ANA PAULA MEDEIROS SILVA | 17/06/2016 | GEOMETRIA MOLECULAR: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O LÚDICO | ||
ANDRÉ LUIZ REBELLO | 24/06/2016 | COZINHANDO COM A FÍSICA / TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS E NO USO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA. | ||
ANDREIA CASSANE MARTINS | 13/11/2023 | Mapas Conceituais Inclusivos no Ensino de Ciências | ||
ANGELA DE AQUINO | 26/02/2019 | ENSINO DE QUÍMICA, CULTURA DO FAZER E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | ||
ANTONIO DE PÁDUA DINIZ CARVALHO | 27/02/2019 | RADIOGRAFIA INDUSTRIAL: UMA PROPOSTA ATUAL PARA REFORMULAR O CURSO INTEGRADO DE CONSTRUÇÃO NAVAL | ||
AUGUSTO JOSÉ BRITO VEIGA | 24/03/2015 | PROPOSTA DE CURRÍCULO DE NIVELAMENTO EM FÍSICA PARA OS CURSOS TÉCNICOS PÓS-MÉDIO NOTURNOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE | ||
BRUNA DA SILVA VILLAS-BÔAS | 27/03/2024 | “Química em Cultivo: Explorando Conhecimento Agrícola por Meio de Temas Geradores” | ||
BRUNO FERREIRA DE MENEZES | 27/02/2019 | FEIRA DE CIÊNCIAS: PARA ALÉM DOS MUROS E SABERES DA ESCOLA | ||
BRUNO NASCIMENTO SILVA | 23/11/2020 | O CONTEXTO DA PRÁTICA DE VÔO LIVRE COMO LABORATÓRIO DIDÁTICO | SILVA, Bruno Nascimento; ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Experienciando o contexto da prática de voo livre como laboratório didático de Física. Resumo Expandido. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. UFABC – SBF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0280-1.pdf | |
CARLOS DE SOUZA RIBEIRO | 07/12/2023 | O que os olhos não veem, as mãos sentem: atividades investigativas para o estudo de torque. | RIBEIRO, Carlos de Souza; BARRELO JUNIOR, Nelson; ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Utilização de arranjos experimentais e argumentação em sala de Ciências para a promoção de ensino e avaliação de aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Resumo Expandido. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. UFABC – SBF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0467-1.pdf | |
CARLOS VICTOR DA SILVA MARQUES | 19/01/2016 | PROPOSTA DE ENSINO DE INTRODUÇÃO À FÍSICA BASEADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA(autor não autorizou depósito no RIUFF) | ||
CAROLINA CHAVES PEÇANHA | 11/12/2023 | CADERNO DIDÁTICO SOBRE ATIVIDADES DE ASTRONOMIA | ||
CAROLINA TEREZA DE ARAÚJO XAVIER MEDEIROS | 26/08/2015 | ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM UM OLHAR INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | MEDEIROS, C. T. A. X.; SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C.; MOTA, V. M. T.; RAMALHO, P. G. C. Circuito elétrico: associação em série e em paralelo. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MICLlor7c7E>. | |
CAROLINE STEPHANEE MATTOS MENDONÇA | 19/12/2018 | PRODUÇÃO DE UM AUDIOLIVRO VISANDO UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA | MENDONÇA, C. S. M. M. Livro falado – Molequinha e o Misterioso Caso da Água Desaparecida. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos | |
CLEISE FERNANDES DA SILVA PADRÃO SOARES | 16/12/2021 | MEMOBINGO – SOLUÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DE JOGO DIDÁTICO INCLUSIVO: GUIA PEDAGÓGICO | ||
CRISTIANO MONTEIRO DA COSTA | 24/09/2018 | QUIZ COMPUTACIONAL: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM | COSTA, C. M.; RIBEIRO, C. M. R. Esboço de um quiz computacional de exercícios: uma ferramenta tecnológica para o ensino de Física. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/. | |
DANIELE DE OLIVEIRA LEITE ROFRIGUES | 16/12/2014 | ELABORAÇÃO DE UMA NARRATIVA PARA FACILITAR O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA | RODRIGUES, D. O., MESSEDER, J. C., BORGES, NARCIZO, M. B. Elaboração de uma narrativa para a aprendizagem de estequiometria. Revista Ciências & Ideias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. set-dez, 2016. | |
DAYANNE DE LIMA PINHEIRO | 2012/2023 | Manual didático de alfabetização científica midiática para o combate às fake news e ao negacionismo científico | ||
DIULEI DA SILVA CRUZ CHOTÉ | 13/11/2015 | JOGO DIDÁTICO IMAGEM E OBJETO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | ||
EJANE DUSEK DE NOVAES MONTEIRO | 03/08/2016 | SEQÜÊNCIA DIDÁTICA / ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM ABORDAGEM CTSA | MONTEIRO, Ejane Dusek. N. ; BORGES, M. N. Sequência Didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções Orgânicas. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos do XVIII ENEQUI, 2016. | |
ELISANGELA MARIA DE FREIRAS | 17/12/2019 | A RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO MILITAR E ENSINO TÉCNICO COMO FERRAMENTA INTRODUTÓRIA EM AVALIAÇÕES DE EMERGÊNCIAS RADIOLÓGICAS OU NUCLEARES | ||
ELISETE SIQUEIRA NERI | 28/11/2023 | Biopolímeros – experimentação investigativa e argumentação nas aulas de Química | ||
ERIC DE SANTANA BROGES | 18/12/2019 | INSERÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA E ELETROQUÍMICA – UMA PROPOSTA DE PRÁTICA EDUCATIVA | ||
ERIKA DA CRUZ ESPÍNDOLA MENDES | 27/03/2024 | Mapeando as tecnologias digitais no ensino de ciências – proposta de formação continuada para docentes da área de Ciências da Natureza (manual do aplicador e caderno de atividades) | ||
ESANDRA DA SILVA MAGALHÃES PEIXOTO | 11/12/2023 | Sequências didáticas para o ensino de ciências na educação infantil: o uso da imaginação na contação de histórias | ||
EVERSONG MOREIRA BARROS | 26/11/2018 | 1) O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. | BARROS, E. M.; COUTINHO, L.G.R. Uma página no Facebook e o protagonismo dos estudantes na divulgação científica. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos | |
FÁBIO MARQUES DE OLIVEIRA | 28/01/2016 | DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE | ||
FABRÍCIA MARTINS ALVES | 19/03/2020 | ENSINO DE CIÊNCIAS E AMBIENTE: PROPOSTA DE ROTEIRO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO | ||
FELLIPE FERNANDES RABELO | 18/08/2020 | RADIOATIVIDADE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COMO PERCURSOS TRANSDISCIPLINARES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | ||
GLAUCO LEONARDO DA COSTA FIGUEIREDO | 21/12/2017 | 1) HISTÓRIA EM QUADRINHOS: QUÍMICA NO DIA A DIA – VAMOS APRENDER QUÍMICA NA COZINHA; 2) DUAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. | FIGUEIREDO, G. L. C. Duas Histórias Em Quadrinhos Para O Ensino-Aprendizagem De Química Na Educação De Jovens E Adultos – EJA. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível emhttp://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/schedConf/presentations | |
HARON LUCAS BARBOSA NIGRI SOARES | 16/01/2023 | OBSERVATÓRIO ANATÔMICO: PODCAST DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | Haron Lucas Barbosa Nigri Soares SANTOS, M. A. F. A. ; SOARES, H. L. B. N. ; CHACON, E. P. ; MARTINS, A. B. S. J. . Oficina temática, experimentação e cordéis na formação de professores.. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 15, p. 109-121, 2020. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID681/v15_n1_a2020.pdf | |
HENRIQUE TARGINO DE ARAUJO | 20/12/2018 | ESTÁTICA DOS FLUIDOS NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | ARAÚJO, H. T.; ALMEIDA, L.C. A Estática dos Fluidos no Ensino Médio: contribuições para a sua inserção no currículo das escolas públicas da rede estadual do RJ. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/ | |
IGOR LUCIO LOUCHARD DE ARAUJO | 06/06/2023 | CONSTRUINDO CAMINHOS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA DECOLONIAL | ||
JOSÉ LUIZ DOS SANTOS MARQUES | 21/06/2023 | CADERNO PEDAGÓGICO KARU | ||
JOSÉ ROBERTO DE SÁ | 04/03/2016 | PRÁTICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NO ENSINO MÉDIO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | Interação da Física das Radiações com o Cotidiano: uma prática multidisciplinar par-a o Ensino de Física”. Sá, J. R.; ANJOS, R. M; CARDOSO,R. P. C; MUNIZ. M. C; CID, A. S; LACERDA,T. C. Revista Brasileira de Ensino de Física 39 (2017) e1503-1 – e1503-11. | |
JOSEANE GARCIA ABRAHÃO | 29/10/2019 | CURRÍCULO DE QUÍMICA E CONTEXTUALIZAÇÃO | ||
JOSIANE AZEVEDO DOS SANTOS | 05/10/2017 | SEQÜÊNCIA DIDÁTICA / O PENSAMENTO COMPLEXO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO | ||
JOSEANE LIMA CARVALHO ALVES | 07/06/2022 | Sequência Didática Inclusiva para Autistas dos Anos Finais do Ensino Fundamental II | ||
JÚLIA DAMAZIO BOUZON | 29/09/2015 | BLOG / METODOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | Júlia Damazio Bouzon e Juliana Barreto Brandão – colocar a produção ano nome das duas BOUZON, J. D.; BRANDAO, J. B. ; SASAKI, D. G. G. ; SILVA, J. A. . Uma proposta para o ensino de pilhas em turmas de Ensino Médio mediada pela Aprendizagem Baseada em Projetos. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 320-337, 2020. https://periodicos.uff.br/ ensinosaudeambiente/article/view/29120/28384 BRANDAO, J. B. ; BOUZON, J. D. ; ALVARENGA, S. D. S. ; CHRISPINO, Á. . Estudo sobre os conceitos da Química Verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. CIÊNCIA EM TELA. Volume 12, Número 2 13p, 1-13,2019. http://www.cienciaemtela. nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf BRANDAO, J. B.; BOUZON, J. D. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 355-369, 2019. BOUZON, J. D. ; BRANDAO, J. B. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 214-225, 2018. BRANDÃO, JULIANA BARRETO; BOUZON, JÚLIA DAMAZIO ; DOS SANTOS, TAÍS CONCEIÇÃO ; PEREIRA, VALÉRIA ; CHRISPINO, ÁLVARO . Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais. AMAZÔNIA (UFPA. 2004), v. 14, p. 59-76, 2018. | |
JULIA ROCHA NADAES | 11/04/2022 | Imunização Artificial Ativa: Uma Proposta de Metodologia de Ensino e Avaliação de Aprendizagem. | ||
JULIANA BARRETO BRANDÃO | 24/11/2015 | MATERIAL DIDÁTICO / QUÍMICA ENSINO MÉDIO – 2º ANO 3º E 4º BIMESTRES (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | Júlia Damazio Bouzon e Juliana Barreto Brandão – colocar a produção ano nome das duas BOUZON, J. D.; BRANDAO, J. B. ; SASAKI, D. G. G. ; SILVA, J. A. . Uma proposta para o ensino de pilhas em turmas de Ensino Médio mediada pela Aprendizagem Baseada em Projetos. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 320-337, 2020. https://periodicos.uff.br/ ensinosaudeambiente/article/view/29120/28384 BRANDAO, J. B. ; BOUZON, J. D. ; ALVARENGA, S. D. S. ; CHRISPINO, Á. . Estudo sobre os conceitos da Química Verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. CIÊNCIA EM TELA. Volume 12, Número 2 13p, 1-13,2019. http://www.cienciaemtela. nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf BRANDAO, J. B.; BOUZON, J. D. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 355-369, 2019. BOUZON, J. D. ; BRANDAO, J. B. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 214-225, 2018. BRANDÃO, JULIANA BARRETO; BOUZON, JÚLIA DAMAZIO ; DOS SANTOS, TAÍS CONCEIÇÃO ; PEREIRA, VALÉRIA ; CHRISPINO, ÁLVARO . Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais. AMAZÔNIA (UFPA. 2004), v. 14, p. 59-76, 2018. | |
JULIANA MENDES DA SILVA | 27/11/2015 | ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO INCLUSIVO EM QUÍMICA ORGÂNICA: ESTUDO DE HIDROCARBONETOS A PARTIR DO PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR | ||
KARLA SILENE OLIVEIRA MARINHO SATHLER | 13/02/2014 | INCLUSÃO E ENSINO DE FÍSICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A ABORDAGEM DO TEMA ENERGIA MECÂNICA | SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C. . Inclusão e ensino de Física: estratégia didática para a abordagem do tema energia mecânica. In: IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2015, Volta Redonda – RJ. Revista Práxis. Edição especial. IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Volta Redonda-RJ: FOA, 2015. p. 326-332.“O fazer docente e a educação inclusiva: iniciativas no ensino de Física para a Educação Básica”. Comunicação oral na 19ª Semana de Extensão. UFF, Niterói-RJ, outubro 2014). Premiado no evento como 2º lugar na área de educação.SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C.; MOTA, V. M. T.; RAMALHO, P. G. C. Energia: transformação de potencial gravitacional em cinética. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TzhJJNFbocc>. Hercílio P. Cordova, Carlos E. Aguiar, Helio S. de Amorim, Karla Silene O. M. Sathler, Antonio Carlos F. dos Santos. Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n.2, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n2/1806-1117-rbef-40-02-e2505.pdf SATHLER, K.S.O.M.; SILVA, D. M. V.; SOUSA, D. S.; PINTO, D. M.; UZEDA, D.; GAMA, E. A. R. M.; ANDRADE, F. C.; BERNARDO, F. G.; AMADEO, M. S.; CUNHA, S. R.. Reflexões sobre o Conhecimento Científico. 1. ed. Appris Editora, 2019. 185p. Sathler, K.S.O.M.; CORDOVA, H. P.; AGUIAR, C. E.; AMORIM, H. S.; SANTOS, A. C. F.. Sequência didática com o uso de um audiotermômetro para a inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de física. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019. SATHLER, K.S.O.M.; ESQUINCALHA, A. C.. Representações sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular. In: I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019. SATHLER, K.S.O.M.; ESQUINCALHA, A. C. Representações sociais de professores de Física e estudantes acerca da educação inclusiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021. | |
KÁTIA REGINA AZEVEDO PEREIRA DE SOUZA | 07/12/2015 | UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ISOMERIA | CHACON, E. P.; SOUZA, K. R. A. P.. Desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática para o ensino/aprendizagem de Estereoquímica. Revista Ciências & Ideias, v. 7(3), p. , 2016. ISSN: 2176-1477. | |
KELLY MAURÍCIO LEAL | 31/01/2023 | A Alfabetização Científica na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Olhar Atencioso para a Deficiência Intelectual | ||
LARISSA PAIVA NOVELINO GAMA | 31/01/2024 | Guia Pedagógico: Mudanças Climáticas com Abordagem CTS, visando Alfabetização Científica. | ||
LEONARDO CORDEIRO ARAUJO DA FONSECA | 29/06/2018 | SEQÜÊNCIA DIDÁTICA COMENTADA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA PARA ALUNOS VIDENTES E NÃO VIDENTES – EXERCÍCIOS PARA IMAGINAR | FONSECA, L.C.A. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. Sequência Didática comentada para o ensino de termologia para alunos videntes e não videntes – exercícios para imaginar. In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021. https://www.youtube.com/ channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ | |
LINCOLN FERNANDES DE ARAÚJO ROSA | 02/02/2023 | INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANTIRRACISTA | ||
LUCAS DE CASTRO BILÉ | 10/02/2021 | UM CURIOSO EM DUAS BARRAS | ||
LUCIANO PERES DE CASTRO | 09/12/2014 | CADERNO DO PROFESSOR DE QUÍMICA / CADERNO DE CONCLUSÃO DE QUÍMICA / CADERNO DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA | CASTRO.L. P. Castro; RIBEIRO, C. M. R. Material de apoio para o processo ensino/aprendizagem de química experimental para o ensino médio: elaboração, aplicação e avaliação. Ensino, Saúde e Ambiente. 2016, 9 (2), 63-93. ISSN 1983-7011 | |
LUIS ANTONIO TELES TIBAO | 26/04/2021 | TEORIAS COGNITIVISTAS DA APRENDIZAGEM: UM ENSAIO DA INSERÇÃO DA TEORIA NA PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | ||
LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS | 03/08/2016 | APLICATIVO CATA CIÊNCIA | DANTAS, L.F.S. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Aplicativo cata Ciência In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/ TOLEDO, K.R.M, LIMA, V.S, DANTAS, F.L.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, ESO. (2020). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(7): 1-13, e430974207. https://www.researchgate.net/publication/341608413_Dificuldades_de_aprendizagem_na_alfabetizacao_um_relato_de_experiencia ALVES, T. R. S. SILVA, V. J.; DANTAS, L.. A perspectiva dos estudantes do ensino superior de química sobre a contribuição dos objetos de aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 05-16. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/objetos-de-aprendizagem DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.,& DECCACHE-MAIA, E. (2020). A importância dos centros e museus de ciências: a contribuição de suas atividades.International Journal Education And Teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, 3(2), 167 – 184. https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/129 SANTOS, A.E, DANTAS, L.F.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, E.S.O. (2020). O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: uma visão dos professores da disciplina. Research, Society and Development, 9(7): 1-23, e240974020. https://www.researchgate.net/publication/341298166_O_uso_de_memes_como_recurso_pedagogico_no_ensino_de_quimica_uma_visao_dos_professores_da_disciplina EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA BRAGA VALÉRIA DA SILVA LIMA LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS e THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES.Jogo ‘A trilha cem por cento’ no ensino de Matemática: uma proposta prática. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da Educação Contemporânea. 1ed.: Ilustração, 2020, v. 1, p. 159-172. https://www.researchgate.net/publication/346403823_Jogo_A_Trilha_cem_por_cento_no_ensino_de_Matematica_uma_proposta_pratica_Capitulo_12 DOS SANTOS, A.E.; BRAGA, E.S.O.; DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.R.S.. Produto Educacional: Catálogo de Memes de Química – 2020. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584275 ALVES, T.R.S; DANTAS, L.F.S, BRAGA, E.S.O.; LIMA, V.S. e DECCACHE-MAIA, E.Divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: VI ENECiências – Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Guaracira Gouvêa. https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa BRAGA, EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA, LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS, THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES, VALÉRIA DA SILVA LIMA. Divulgação científica e centros e museus de ciências – o que diz o evento nacional de ensino de ciências da saúde e do ambiente. In: X SEMACIT, Anais da IX Jornada Científica e II Jornada de Extensão do IFRJ campus Duque de Caxias. Anais…Duque de Caxias (RJ) IFRJ/CDUC, 2020. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/294637.pdf DANTAS, Luiz Felipe Santoro; ALVES, Thiago Rodrigues de Sá, SANTOS, Alda Ernestina dos, BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: um mapeamento junto aos professores da disciplina. In: I CONE QFBM Anais do I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. 2020 https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/congresse-me-assets-host/articles/archives/2916/original/O_USO_DE_MEMES_COMO_RECURSO_PEDAG%C3%93GICO_NO_ENSINO_DE_QU%C3%8DMICA__UM_MAPEAMENTO_JUNTO_AOS_PROFESSORES_DA_DISCIPLINA_CONEQFBM__CONEQFBM__-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf?1602855830 BORGES, M. N. ; RIBEIRO, C. M. R. ; CHACON, E. P. ; RIBEIRO, R. P. ; DANTAS, L. F. S. . Reflexão, simetria e quiralidade: elaboração de recursos educativos visando a aprendizagem e a divulgação científica. In: Wender Faleiro; Simara Maria Tavares Nunes; Márcia Pereira dos Santos. (Org.). Divulgação Científica das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas. 1ed.Goiânia: Editora Kelps, 2020, v. , p. 127-145. https://kelps.com.br/catalogo/divulgacao-cientifica-das-ciencias-da-natureza-e-das-ciencias-humanas/ ALVES, T.R.S.; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. ; LIMA, V. S. ; DECCACHE-MAIA, ELINE . A divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: Maylta Brandão dos Anjos; Edgar Miranda da Silva. (Org.). Ensino de Ciências, Processos e Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Imperial, 2021, v. 5, p. 593-604. PRADO, J.M ; DANTAS, L. S.; ALVES, T. R. DE S. ; LIMA, V. S. . Reflexões sobre a docência: dilemas e possibilidades nas práticas cotidianas. Revista Amor Mundi, v. 2, p. 51-64, 2021. CARMINATI, S. P. ; DANTAS, L. F. S. ; ALVES, T.R.S. . A Criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1, 2021. ALVES, T.R.S.; SANTOS, A. E. ; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. . CATÁLOGO DE MEMES: UM MATERIAL DE APOIO E INCENTIVO AO USO DIDÁTICO DE MEMES NO ENSINO DE QUÍMICA. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL, v. 8, p. 800-817, 2021. | |
LUIZ FELIPPE BARLETTA FERREIRA | 24/03/2022 | Proposta de Uma Sequência Didática para Ensino de Ligações Químicas a Partir do Tema Sociocientífico Mineração | ||
MANUELLA DA SILVA RIBEIRO | 18/02/2022 | Sequência Astronômica | ||
MARCELA DE MATTOS MENDONÇA LEMOS RODRIGUES | 12/12/2019 | NUTRIQUIM: UM JOGO DIDÁTICO QUE ARTICULA A TABELA PERIÓDICA, NUTRIÇÃO E SAÚDE | BORGES, A.G.M.S; LEMOS, M.M.M Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos RODRIGES, M.M.M.L. e CHACON, E.P. NUTRIQUIM: desenvolvimento de um jogo didático que articula nutrição, saúde e a tabela periódica. In: 60º Congresso Brasileiro de Química, 2021, Online | |
MARCELO DA SILVA CARNEIRO | 16/05/2016 | PROPOSTA PEDAGÓGICA / A FÍSICA E O CINEMA (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | ||
MÁRCIA CRISTINA SOARES DE MOURA VICTORINO | 16/07/2021 | PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA INTERLOCUÇÃO ENTRE A ABORDAGEM CTS E A PERSPECTIVA FREIREANA | VICTORINO, M.C.S.M. e LATINI; R: M. Proposta de sequência didática com abordagem cts para ensino de mecânica usando como tema a segurança no trânsito. Anais do V CONAPESC… Campina Grande: Realize Editora, 2020. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72 VICTORINO, M.C.S.M. e LATINI; R: M. A Abordagem CTS e a Perspectiva Freireana. In: VI ENECiências 2020. https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa VICTORINO, M.C.S.M. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. O ensino de ciências numa abordagem CTS pela perspectiva freireana: propostas de sequências didáticas. In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021. https://www.youtube.com/ channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ | |
MARCO ANTONIO BATISTA VALENTE | 30/01/2019 | CADERNO SOBRE ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | VALENTE, M.A. B.; BRAGA, J. S; SANTOS, M. H. M.; DESTEFANI, S. S.; CORREA, S.; SAMPAIO, L. S. Diagrama de Linus Pauling: um quebra-cabeça 3D inclusivo. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/ | |
MARCO ANTONIO MALTA MOURE | 24/06/2016 | PROPOSTA DE PRÁTICA EDUCATIVA / CONSTRUINDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | MOURE, M. A. M; LATINE, R. M. Aproximação das Aulas de Química no Curso Normal das Práticas Educativas Em Ciências No Ensino Fundamental I. Revista De Educação, Ciências E Matemática, V. 7, P. 87-108, 2017. | |
MARCUS ENNES RANGEL COUTO | 10/03/2020 | VÍDEO AULAS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA ERA DIGITAL | ||
MARINETH VITORINO DOS SANTOS | 28/06/2022 | ESCUTANDO COM SENSIBILIDADE: DIÁLOGOS ENTRE A CORPOREIDADE E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | ||
MAURO RICARDO HENRIQUES DA SILVA | 24/11/2021 | COLETÂNEA DE PRATICAS´ EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA DA NATUREZA NA EJA – FUNDANDAMENTAL 2 | SILVA; M. R.H. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. Trilhas para um ensino problematizador: coletânea de práticas educativas para o ensino de Ciências da Natureza na EJA Fundamental 2. In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021. https://www.youtube.com/ channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ | |
MAYCON SAVIOLE DA COSTA | 12/12/2023 | Guia para uso e produção de modelos pedagógicos | ||
MIRIAN MEDEIROS MONTEIRO | INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS | |||
NAIARA CRISTINA AGUIAR MORENO | 15/12/2023 | Roteiros de aulas-passeio: um guia para aulas de química articulado a aspectos sociocientíficos | ||
NATALIA CHAMRELLI VALENTE | 16/05/2022 | O USO De T.I.C. NA SALA DE AULA – AS PARTES E O TODO: ENSINANDO BIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA AUTÔNOMA DURANTE A PANDEMIA | ||
NELSON DOS SANTOS MOREIRA | 15/12/2014 | TEATRO CIENTÍFICO / LAVOISIER: DA ALQUIMIA À QUÍMICA MODERNA | ||
PAMELA ROSSI DOS REIS | 12/12/2023 | Entre Raízes e Reações. O Encontro da Química com a Sabedoria Ancestral Indígena nos Subprodutos da Mandioca. | ||
PATRICIA VASCONCELLOS DA SILVA | 08/03/2023 | AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | ||
PAULA RODRIGUES NOGUEIRA FERREIRA PAULO | 11/08/2017 | VÍDEO I, II e III / ENTENDENDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA | PAULO, P. R. N. F. ; Borges, Márcia N ; DELOU, C. M. C. . Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para o Ensino de Química Orgânica Inclusivo. ARETÉ (MANAUS). Revista Areté, 11, 2018 p. 116-125 | |
PAULO EDUARDO FERREIRA CARDOSO | 29/09/2014 | PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COM PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | CARDOSO, P. E. F. ; COUTINHO, L. G. R. ; dos SANTOS . Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio.. Polyphonía, v. 26, p. 127-142, 2015. | |
PEDRO HENRIQUE LEMOS DA SILVA | 30/06/2023 | PROPOSTAS PEDAGÓGICAS EM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (PPIST) | ||
PEDRO GOUVEIA DE CARVALHO RAMALHO | 23/06/2023 | CADERNO DE ATIVIDADES AS TRÊS LEIS DE NEWTON: ROMPENDO BARREIRAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL | RAMALHO, P. G. C.; Almeida, Lucia da Cruz de . Recursos didáticos para o estudo de fenômenos luminosos acessíveis a estudantes com e sem deficiência visual. In: VI ENECiências 2020. https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa | |
RAFAEL BARBOSA DA CUNHA | 09/08/2017 | 1) EJA-CIÊNCIAS: APRENDER FAZENDO (O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA) 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II; 2) APRENDER FAZENDO – O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA. EJA – CIÊNCIAS – 9° ANO | CUNHA, R. B. C.Aprender Fazendo – O Ensino De Ciências Na Prática. Eja – Ciências – 9º ANO. In: Anais do V ENECiências (ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos/ CUNHA, R. B. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: EJA-Ciências-Aprender Fazendo: o ensino de ciências na prática-9º. Ano. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/ CUNHA, R.B. ; dos SANTOS ; LATINI, R. M. . O ensino de ciências na EJA e a aplicação de uma proposta de metodologia ativa. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-17, 2020 | |
RAFAEL GOMES COELHO DA ROCHA | 09/09/2016 | SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: O SURGIMENTO DO UNIVERSO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | ||
ROBERTA NUNES DE LUCENA | 18/12/2023 | Física Divertida com Algodoo Metodologias Ativas & Simulação Interativa | ||
RODRIGO DE OLIVEIRA BASTOS HONORATO | 26/02/2018 | HISTÓRIA EM QUADRINHO / OUROBOROS (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | ||
ROSA MARIA DE OLIVEIRA FREITAS CALDAS | 05/10/2022 | e-HQ “ANDREI, O NOVO ALUNO” – ANIMAIS PEÇONHENTOS ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: GUIA PEDAGÓGICO | ||
ROSÁLIA RODRIGUES CERES PORTELLA | 18/12/2018 | 1) CARTILHA COM SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE AULA DE QUÍMICA SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO; 2) SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS ATRAVÉS DAS ESTRUTURAS QUÍMICAS DE PIGMENTOS, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (Autor não autorizou depósito no RIUFF) | PORTELLA, R.R.C. Sequência didática para estudo das funções químicas orgânicas através das estruturas químicas de pigmentos, para alunos do ensino médio. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos | |
RUAN DAS FLORES DE AZAVEDO | 27/02/2019 | CICLO DE OFICINAS PARA PROFESSORES / FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES – UM DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA MEDIADO PELA EA CRÍTICA | http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3916 AZEVEDO, R.F. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Formação continuada para professores – um diálogo entre as Ciências da Natureza mediado pela EA crítica. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/ SANTA ANA, C.A.R.; BOUCINHA, L.G.; TAVAREZ, L.G. e AZEVEDO. R. F.A aula de campo na construção de significados culturais, de topofilia e do ethos socioambiental: uma experiência de percepção em Aldeia Velha-RJ. Educação Ambiental em Ação. v. XVIII, n. 70, Mar-Mai/2020. ISSN 1678-0701. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3916 AZEVEDO, R. F. Formação continuada para professores – um diálogo entre as ciências da natureza mediado pela EA crítica. Realização de oficinas para professores de ciências da natureza na Educação Básica da rede do Município de Silva Jardim RJ, 2020 | |
SÉRGIA ROSSANA SABINO NEVES | 09/12/2016 | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA TEMÁTICA QUALIDADE DO AR NO ENSINO DE QUÍMICA | NEVES, S.R.S; LATINE, R. M. A interlocução da educação ambiental e o ensino de ciências na educação de jovens e adultos. Revista Práxis (Online), v. ANO VII, p. 34-40, 2015. | |
SILVIA MAURICIO LEAL | 10/01/2023 | EDUCAR PARA O AMBIENTE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | ||
SORAIA BERBAT REBELLO | 29/04/2016 | EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA A ABORDAGEM DO TEMA GERADOR ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | ||
TAMIRYS BRAGA GRION | 14/06/2022 | Produto: Turma Periódica – Almanacão. | ||
THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES | 21/12/2016 | SUGESTÕES DE ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | TOLEDO, K.R.M, LIMA, V.S, DANTAS, F.L.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, ESO. (2020). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(7): 1-13, e430974207. https://www.researchgate.net/publication/341608413_Dificuldades_de_aprendizagem_na_alfabetizacao_um_relato_de_experiencia ALVES, T. R. S. SILVA, V. J.; DANTAS, L.. A perspectiva dos estudantes do ensino superior de química sobre a contribuição dos objetos de aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 05-16. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/objetos-de-aprendizagem DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.,& DECCACHE-MAIA, E. (2020). A importância dos centros e museus de ciências: a contribuição de suas atividades.International Journal Education And Teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, 3(2), 167 – 184. https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/129 SANTOS, A.E, DANTAS, L.F.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, E.S.O. (2020). O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: uma visão dos professores da disciplina. Research, Society and Development, 9(7): 1-23, e240974020. https://www.researchgate.net/publication/341298166_O_uso_de_memes_como_recurso_pedagogico_no_ensino_de_quimica_uma_visao_dos_professores_da_disciplina EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA BRAGA VALÉRIA DA SILVA LIMA LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS e THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES.Jogo ‘A trilha cem por cento’ no ensino de Matemática: uma proposta prática. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da Educação Contemporânea. 1ed.: Ilustração, 2020, v. 1, p. 159-172. https://www.researchgate.net/publication/346403823_Jogo_A_Trilha_cem_por_cento_no_ensino_de_Matematica_uma_proposta_pratica_Capitulo_12 DOS SANTOS, A.E.; BRAGA, E.S.O.; DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.R.S.. Produto Educacional: Catálogo de Memes de Química – 2020. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584275 ALVES, T.R.S; DANTAS, L.F.S, BRAGA, E.S.O.; LIMA, V.S. e DECCACHE-MAIA, E.Divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: VI ENECiências – Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Guaracira Gouvêa. https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa BRAGA, EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA, LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS, THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES, VALÉRIA DA SILVA LIMA. Divulgação científica e centros e museus de ciências – o que diz o evento nacional de ensino de ciências da saúde e do ambiente. In: X SEMACIT, Anais da IX Jornada Científica e II Jornada de Extensão do IFRJ campus Duque de Caxias. Anais…Duque de Caxias (RJ) IFRJ/CDUC, 2020. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/294637.pdf DANTAS, Luiz Felipe Santoro; ALVES, Thiago Rodrigues de Sá, SANTOS, Alda Ernestina dos, BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: um mapeamento junto aos professores da disciplina. In: I CONE QFBM Anais do I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. 2020 https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/congresse-me-assets-host/articles/archives/2916/original/O_USO_DE_MEMES_COMO_RECURSO_PEDAG%C3%93GICO_NO_ENSINO_DE_QU%C3%8DMICA__UM_MAPEAMENTO_JUNTO_AOS_PROFESSORES_DA_DISCIPLINA_CONEQFBM__CONEQFBM__-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf?1602855830 ALVES. T. R. S.Os objetos de aprendizagem no ensino de química: um levantamento exploratório junto a professores do ensino médio. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 2, n. 2, p. 508-524, 2020. file:///C:/Users/Part/Downloads/3820-Texto%20do%20artigo-11663-2-10-20201109.pdf ALVES, T.R.S. (2020). Percepções imagéticas nos livros didáticos de Química: investigando o assunto propriedades coligativas. Research, Society and Development, 9 (7), 1-17, e785974443. https://www.researchgate.net/publication/342593507_Percepcoes_imageticas_nos_livros_didaticos_de_Quimica_investigando_o_assunto_propriedades_coligativas ALVES, T.R.S ; LATINI, R. M. . Novos olhares para o ensino de química e ambiente na educação de jovens e adultos. In: Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira; Rodrigo Volcan Almeida; Rozana Gomes de Abreu; Tatiana Seixas Machado Carpenter; Waldmir Nascimento de Araujo Neto. (Org.). Ensino de Química em Revista – Volume 5. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Química – UFRJ, 2021, v. 5, p. 11-44. CUNHA, E. S. ; ALVES, T.R.S. . Aplicação do jogo Animais em Ação durante o ensino remoto síncrono: uma experiência com um aluno autista. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1-7, 2021. ALVES, T.R.S.; SANTOS, A. E. . A importância das Feiras de Ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da educação básica. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1, 2021. RIBEIRO, C. P. ; LIMA, V. S. ; ALVES, T.R.S. . Histórias ao vento: um exercício de compartilhar histórias em tempos de pandemia. Scientia Naturalis, v. 3, p. 246-255, 2021. ALVES, T.R.S.; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. ; LIMA, V. S. ; DECCACHE-MAIA, ELINE . A divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: Maylta Brandão dos Anjos; Edgar Miranda da Silva. (Org.). Ensino de Ciências, Processos e Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Imperial, 2021, v. 5, p. 593-604. PRADO, J.M ; DANTAS, L. S.; ALVES, T. R. DE S. ; LIMA, V. S. . Reflexões sobre a docência: dilemas e possibilidades nas práticas cotidianas. Revista Amor Mundi, v. 2, p. 51-64, 2021. CARMINATI, S. P. ; DANTAS, L. F. S. ; ALVES, T.R.S. . A Criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1, 2021. ALVES, T.R.S.; SANTOS, A. E. ; DANTAS, L. F. S. ; BRAGA, E. S. O. . CATÁLOGO DE MEMES: UM MATERIAL DE APOIO E INCENTIVO AO USO DIDÁTICO DE MEMES NO ENSINO DE QUÍMICA. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL, v. 8, p. 800-817, 2021. | |
THRICIANE TORRES DE CARVALHO LODI | 27/03/2023 | GUIA PEDAGÓGICO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS EM PRÉ-VESTIBULARES SOLIDÁRIOS. | ||
VALFRIDO MONTEIRO DE CARVALHO JUNIOR | 17/12/2019 | HISTÓRIA EM QUADRINHOS e (HQ): UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. MANUAL PARA PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | JUNIOR, V.M.C. Protótipo de uma História em Quadrinhos Digital: Turma da Integração – História, Um Trabalho de Química. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de Produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/. CARVALHO JUNIOR, V.M. Encontro com egressos/as: caminhos de interlocução com a escola básica. Manual para produção de roteiros de histórias em quadrinhos e histórias em quadrinhos In: III Ciclo de Palestras e III Encontro do PPECN. 2021. https://www.youtube.com/ channel/UCPDQWMH0HguAGfohioTRuBQ | |
VANESSA MARIANO DE VASCONCELOS | 07/06/2022 | Guia de Orientação para Aplicar Unidades de Ensino Potencialmente Significativas Sobre Mecânica, Eletricidade e Ondas. | ||
VANESSA SILVA DE OLIVEIRA | 21/03/2022 | Teatro Científico Para Professores: A Experiência De Um Esquete Teatral Sob a Perspectiva da Educação em Direitos Humanos. | ||
VICTOR RODRIGUES RIBEIRO | 26/04/2022 | Sequência Didática | ||
VÍTOR ACIOLY BARBOSA | 04/02/2015 | VÍDEOS / BEM VINDOS À CIÊNCIA – CASA DA DESCOBERTA; BEM VINDOS À CIÊNCIA – LAC – LABORATÓRIO DE RADIOCARBONO; BEM VINDOS À CIÊNCIA – TUPI – LABORATÓRIO DE ASTROFÍSICA; BEM-VINDOS A CIÊNCIA – LARA – LABORATÓRIO DE RADIOECOLOGIA E ALTERAÇÕES AMBIENTAIS – UFF | VELLOSO, M. ; Acioly, V. ; SANTOS, A. C. F. . Introduzindo o conceito de força do oscilador nas disciplinas iniciais de mecânica quântica. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 42, p. e20200209, 2020. https://www.scielo.br/pdf/ rbef/v42/1806-9126-RBEF-42-e20200209.pdf Acioly, V.; PICORETI, R. ; ROCHA, T. ; AZEVEDO, G. ; SANTOS, A. C. F. . A Luz Síncrotron Iluminando a Formação de Professores.. A Física na Escola (Online), v. 18, p. 1, 2020. http://www1.fisica.org.br/fne/ phocadownload/Vol18-Num2/FNE-18-2-200607.pdf SILVA, Daniela Mendes Vieira da; MONTEIRO, Paula; ACIOLY, Vitor. Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica. Revista Educação Pública, v. 20, nº 19, 26 de maio de 2020. Disponível em: https://educacaopublica. cecierj.edu.br/artigos/20/19/ estudo-do-movimento-uniforme- subsidiado-pela-plataforma-desmos-uma-proposta-pedagogica Acioly, V.. Visitas Virtuais como instrumento para popularizar e ensinar Ciências. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2020. v. 1. 77p . SILVA, D. M. V. ; MONTEIRO, P. ; Acioly, Vitor . ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME SUBSIDIADO PELA PLATAFORMA DESMOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGIA. In: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). SABERES, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 1ed.Rio de Janeiro: Editora 2-Publicar, 2020, v. 2 | |
VIVIANE MEDEIROS TAVARES MOTA | 30/06/2023 | GUIA PEDAGÓGICO: UM MEIO PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR | Mota, Viviane Medeiros Tavares; Almeida, Lucia da Cruares . RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas. 1ªed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 164-172. https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/28438 MOTA, Viviane Medeiros Tavares; ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Estudantes com deficiência auditiva no ensino médio: entre a teoria e a prática. Resumo Expandido. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. UFABC – SBF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0419-1.pdf | |
WELLINGTON DOUGLAS CARNEIRO DOS SANTOS | 30/03/2023 | ENSINO DE FÍSICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS | ||
WILLIAN CAMPANHA SEIFERT | 10/01/2022 | BLOG FISIMULADORES |