Programa de pós-graduação em ensino de ciências da natureza

Demais Publicações

PRODUTOS E PUBLICAÇÕES DOS ALUNOS EGRESSOS

ALUNO(A)DATA DA DEFESAPRODUTOPUBLICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
ADRYANA DA CONCEIÇÃO SOUSA19/12/2018SEQUÊNCIA DIDÁTIA / ARTICULAÇÃO ENTRE CONCEITOS CIENTÍFICOS E VIDA COTIDIANA, A PARTIR DA TEMÁTICA DO SANEAMENTO BÁSICO.

SOUZA, A.C. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Articulação entre conceitos científicos e vida cotidiana, a partir da temática do saneamento básico. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/


ALESSANDRO MORETH OLIVEIRA18/12/2017METODOLOGIA DE ENSINO / ENCONTROS ENTRE PAULO FREIRE, PROFESSORES E ESTUDANTES DA NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REINVENTANDO OS CÍRCULOS DE CULTURA ENTRE OS MUROS DA ESCOLA 
ALEXANDRE LOURENÇO TORRES09/08/2017PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE PARÓDIAS / INTEGRANDO MÚSICA E QUÍMICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM IGNIFICATIVA TORRES, A. L. Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de Produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.TORRES, A. L.; FARIAS, F. M. C. Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
ALEXANDRE RODRIGUES FAUR24/08/2017ATIVIDADES DE AULA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA E REFLEXIVA FAUR, A.R.; CHINELLY, M.V. A Educação aliada aos preceitos de Edgar Morin como alternativa ao paradigma pedagógico-comportamental em vigor no ensino de Química. In: II Mostra Acadêmico-científica de Niterói, 2017, Niterói. Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017. p. 307-318.
ALFREDO MARQUES COSTA25/01/2019COLETÂNEA DE RECURSOS DIDÁTICOS CIÊNCIAS DA NATUREZA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COSTA, A. M.; ALMEIDA, L. C. Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II: perspectivas para uma visão integradora e contextualizada a partir da prática docente. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
ALINE MIGUELIS FALCÃO MAGALHÃES21/01/2019SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA NA MODALIDADE BLENDED LEARNINGMAGALHÃES, A.M.F.; COSTA, I. A utilização do ambiente virtual moodle como Ferramenta de aprendizagem colaborativa no aprimoramento do ensino de física. 2018. In: Anais do V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Niterói/RJ, 2018. Disponível
em: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/schedConf/presentationsMAGALHÃES,

A.M.F.; COSTA, I. Sequência didática para o ensino de termologia na modalidade. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação. 2019. Mostra de Produtos.
Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.MAGALHÃES, A.M.F.; COSTA, I. O emprego das TICs como ferramentas de inclusão digital e social no ensino colaborativo de física. In: XXIII SNEF -Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva/BA.2019.MAGALHÃES, A.M.F.; SOUZA, C. M. ENCURTANDO DISTÂNCIAS: O USO DA MODALIDADE EAD PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE MARINHEIROS DA MARINHA DO BRASIL. In: Anais do 25º CIAED –

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância/Poços de Caldas, MG, 2019. Disponível emabed.org.br/hotsite/25-ciaed/pt/anais/O EMPREGO DAS TICS COMO FERRAMENTAS DE INCLUSÃO DIGITALE SOCIAL NO ENSINO COLABORATIVO DE FÍSICA (XXIII SNEF -Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva/BA,2019);

MAGALHAES, A.M.F. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Sequencia didática para o ensino de termologia na modalidade Blended Learning. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/
 
ÁLVARO SIGUINÉ JADEL LEMOS26/07/2017VÍDEOS DIDÁTICOS / MOVIMENTO RELATIVO – USO DO CINTO DE SEGURANÇA – EQUILÍBRIO NO BUSÃO – A IMPORTÂNCIA DOS ITENS DE SEGURANÇALEMOS, A. S. J.; ALMEIDA, L. C. de. Paulo Freire e o ensino de física pautado pelo diálogo. In: Anais Do V Encontro Nacional De Ensino De Ciências Saúde EAmbiente, INSS 2316=7025. UFF. Niterói, 2018Disponível em:<http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018paper/viewFile/611/541>.LEMOS, Á. S. J.;
ALMEIDA, L. C.; RAMALHO, P. G. C. 1ª Lei de Newton. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=Ua2S1eWTbcs>.

LEMOS, A.S.J. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Vídeos didáticos- Movimento Relativo, Uso do Cinto de Segurança, Equilíbrio no Busão, A importância dos itens de Segurança. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/
ANA BEATRIZ DA SILVA JOVÊNCIO MARTINS18/12/2018OFICINAS TEMÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

SANTOS, M. A. F. A. ; SOARES, H. L. B. N. ; CHACON, E. P. ; MARTINS, A. B. S. J. . Oficina temática, experimentação e cordéis na formação de professores.. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 15, p. 109-121, 2020. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID681/v15_n1_a2020.pdf

MARTINS, A. B. J.  e CHACON, E.P. A OFICINA TEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA. In: Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC): Diversidade e inclusão no ensino de Ciências da Natureza, 2020.
https://www.cepecufabc.com.br/eventos/1/coloquio-de-experiencias-e-pesquisas-em-ensino-de-ciencias/

 
ANNA GABRIELLE MOREIRA DE SOUZA BORGES10/12/2019ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. OFICINA TEMÁTICA. EQUILÍBRIO QUÍMICO: PH E SOLIBILIDADE – EXPERIMENTAÇÃO E VÍDEOBORGES, A.G.M.S; LEMOS, M.M.M  Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 
ANA PAULA CARDOZO DE OLIVEIRA25/02/2016REVISTA “INTERVALO – CONVERSAS ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS” 
ANA PAULA MEDEIROS SILVA17/06/2016GEOMETRIA MOLECULAR: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O LÚDICO 
ANDRÉ LUIZ REBELLO24/06/2016COZINHANDO COM A FÍSICA / TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS E NO USO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA. 
ANGELA DE AQUINO26/02/2019ENSINO DE QUÍMICA, CULTURA DO FAZER E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 
ANTONIO DE PÁDUA DINIZ CARVALHO27/02/2019RADIOGRAFIA INDUSTRIAL: UMA PROPOSTA ATUAL PARA REFORMULAR O CURSO INTEGRADO DE CONSTRUÇÃO NAVAL 
AUGUSTO JOSÉ BRITO VEIGA24/03/2015PROPOSTA DE CURRÍCULO DE NIVELAMENTO EM FÍSICA PARA OS CURSOS TÉCNICOS PÓS-MÉDIO NOTURNOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE 
BRUNO FERREIRA DE MENEZES

27/02/2019FEIRA DE CIÊNCIAS: PARA ALÉM DOS MUROS E SABERES DA ESCOLA 
BRUNO NASCIMENTO SILVA23/11/2020O CONTEXTO DA PRÁTICA DE VÔO LIVRE COMO LABORATÓRIO DIDÁTICO

CARLOS VICTOR DA SILVA MARQUES19/01/2016PROPOSTA DE ENSINO DE INTRODUÇÃO À FÍSICA BASEADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA(autor não autorizou depósito no RIUFF) 
CAROLINA TEREZA DE ARAÚJO XAVIER MEDEIROS26/08/2015ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM UM OLHAR INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDEIROS, C. T. A. X.; SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C.; MOTA, V. M. T.; RAMALHO, P. G. C. Circuito elétrico: associação em série e em paralelo. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MICLlor7c7E>.
CAROLINE STEPHANEE MATTOS MENDONÇA19/12/2018PRODUÇÃO DE UM AUDIOLIVRO VISANDO UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA
MENDONÇA, C. S. M. M. Livro falado – Molequinha e o Misterioso Caso da Água Desaparecida. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 
CRISTIANO MONTEIRO DA COSTA24/09/2018QUIZ COMPUTACIONAL: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEMCOSTA, C. M.; RIBEIRO, C. M. R. Esboço de um quiz computacional de exercícios: uma ferramenta tecnológica para o ensino de Física. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.
DANIELE DE OLIVEIRA LEITE ROFRIGUES16/12/2014ELABORAÇÃO DE UMA NARRATIVA PARA FACILITAR O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA RODRIGUES, D. O., MESSEDER, J. C., BORGES, NARCIZO, M. B. Elaboração de uma narrativa para a aprendizagem de estequiometria. Revista Ciências & Ideias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. set-dez, 2016.
DIULEI DA SILVA CRUZ CHOTÉ13/11/2015JOGO DIDÁTICO IMAGEM E OBJETO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
EJANE DUSEK DE NOVAES MONTEIRO03/08/2016SEQÜÊNCIA DIDÁTICA / ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM ABORDAGEM CTSA MONTEIRO, Ejane Dusek. N. ; BORGES, M. N. Sequência Didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções Orgânicas. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos do XVIII ENEQUI, 2016.
ELISANGELA MARIA DE FREIRAS17/12/2019A RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO MILITAR E ENSINO TÉCNICO COMO FERRAMENTA INTRODUTÓRIA EM AVALIAÇÕES DE EMERGÊNCIAS RADIOLÓGICAS OU NUCLEARES 
ERIC DE SANTANA BROGES18/12/2019INSERÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA E ELETROQUÍMICA – UMA PROPOSTA DE PRÁTICA EDUCATIVA 
EVERSONG MOREIRA BARROS26/11/20181) O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. BARROS, E. M.; COUTINHO, L.G.R. Uma página no Facebook e o protagonismo dos estudantes na divulgação científica. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos
FÁBIO MARQUES DE OLIVEIRA28/01/2016DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE 
FABRÍCIA MARTINS ALVES19/03/2020ENSINO DE CIÊNCIAS E AMBIENTE: PROPOSTA DE ROTEIRO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO
FELLIPE FERNANDES RABELO18/08/2020RADIOATIVIDADE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COMO PERCURSOS TRANSDISCIPLINARES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GLAUCO LEONARDO DA COSTA FIGUEIREDO21/12/20171) HISTÓRIA EM QUADRINHOS: QUÍMICA NO DIA A DIA – VAMOS APRENDER QUÍMICA NA COZINHA; 2) DUAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. FIGUEIREDO, G. L. C. Duas Histórias Em Quadrinhos Para O Ensino-Aprendizagem De Química Na Educação De Jovens E Adultos – EJA. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível emhttp://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/schedConf/presentations
HARON LUCAS BARBOSA NIGRI SOARESATIVO
Haron Lucas Barbosa Nigri Soares
SANTOS, M. A. F. A. ; SOARES, H. L. B. N. ; CHACON, E. P. ; MARTINS, A. B. S. J. . Oficina temática, experimentação e cordéis na formação de professores.. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 15, p. 109-121, 2020. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID681/v15_n1_a2020.pdf

HENRIQUE TARGINO DE ARAUJO20/12/2018ESTÁTICA DOS FLUIDOS NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARAÚJO, H. T.; ALMEIDA, L.C. A Estática dos Fluidos no Ensino Médio: contribuições para a sua inserção no currículo das escolas públicas da rede estadual do RJ. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Trabalho apresentado. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
JOSÉ ROBERTO DE SÁ04/03/2016PRÁTICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NO ENSINO MÉDIO  (Autor não autorizou depósito no RIUFF) Interação da Física das Radiações com o Cotidiano: uma prática multidisciplinar par-a o Ensino de Física”. Sá, J. R.; ANJOS, R. M; CARDOSO,R. P. C; MUNIZ. M. C; CID, A. S; LACERDA,T. C. Revista Brasileira de Ensino de Física 39 (2017) e1503-1 – e1503-11.
JOSEANE GARCIA ABRAHÃO29/10/2019CURRÍCULO DE QUÍMICA E CONTEXTUALIZAÇÃO 
JOSIANE AZEVEDO DOS SANTOS05/10/2017SEQÜÊNCIA DIDÁTICA / O PENSAMENTO COMPLEXO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO 
JÚLIA DAMAZIO BOUZON29/09/2015BLOG / METODOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOJúlia Damazio Bouzon e  Juliana Barreto Brandão – colocar a produção ano nome das duas
BOUZON, J. D.
BRANDAO, J. B. ; SASAKI, D. G. G. ; SILVA, J. A. . Uma proposta para o ensino de pilhas em turmas de Ensino Médio mediada pela Aprendizagem Baseada em Projetos. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 320-337, 2020. https://periodicos.uff.br/
ensinosaudeambiente/article/view/29120/28384


BRANDAO, J. B. ; BOUZON, J. D. ; ALVARENGA, S. D. S. ; CHRISPINO, Á. . Estudo sobre os conceitos da Química Verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. CIÊNCIA EM TELA. Volume 12, Número 2 13p, 1-13,2019. http://www.cienciaemtela.
nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf



BRANDAO, J. B.
; BOUZON, J. D. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 355-369, 2019.
 BOUZON, J. D. ; BRANDAO, J. B. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 214-225, 2018.

BRANDÃO, JULIANA BARRETOBOUZON, JÚLIA DAMAZIO ; DOS SANTOS, TAÍS CONCEIÇÃO ; PEREIRA, VALÉRIA ; CHRISPINO, ÁLVARO . Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais. AMAZÔNIA (UFPA. 2004), v. 14, p. 59-76, 2018.


JULIANA BARRETO BRANDÃO24/11/2015MATERIAL DIDÁTICO / QUÍMICA ENSINO MÉDIO – 2º ANO 3º E 4º BIMESTRES (Autor não autorizou depósito no RIUFF)  Júlia Damazio Bouzon e  Juliana Barreto Brandão – colocar a produção ano nome das duas
BOUZON, J. D.
BRANDAO, J. B. ; SASAKI, D. G. G. ; SILVA, J. A. . Uma proposta para o ensino de pilhas em turmas de Ensino Médio mediada pela Aprendizagem Baseada em Projetos. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 320-337, 2020. https://periodicos.uff.br/
ensinosaudeambiente/article/view/29120/28384


BRANDAO, J. B. ; BOUZON, J. D. ; ALVARENGA, S. D. S. ; CHRISPINO, Á. . Estudo sobre os conceitos da Química Verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. CIÊNCIA EM TELA. Volume 12, Número 2 13p, 1-13,2019. http://www.cienciaemtela.
nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf



BRANDAO, J. B.
; BOUZON, J. D. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 355-369, 2019.
 BOUZON, J. D. ; BRANDAO, J. B. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A. . O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 214-225, 2018.

BRANDÃO, JULIANA BARRETOBOUZON, JÚLIA DAMAZIO ; DOS SANTOS, TAÍS CONCEIÇÃO ; PEREIRA, VALÉRIA ; CHRISPINO, ÁLVARO . Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais. AMAZÔNIA (UFPA. 2004), v. 14, p. 59-76, 2018.


JULIANA MENDES DA SILVA27/11/2015ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO INCLUSIVO EM QUÍMICA ORGÂNICA: ESTUDO DE HIDROCARBONETOS A PARTIR DO PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR 
KARLA SILENE OLIVEIRA MARINHO SATHLER13/02/2014INCLUSÃO E ENSINO DE FÍSICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A ABORDAGEM DO TEMA ENERGIA MECÂNICA SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C. . Inclusão e ensino de Física: estratégia didática para a abordagem do tema energia mecânica. In: IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2015, Volta Redonda – RJ. Revista Práxis. Edição especial. IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Volta Redonda-RJ: FOA, 2015. p. 326-332.“O fazer docente e a educação inclusiva: iniciativas no ensino de Física para a Educação Básica”. Comunicação oral na 19ª Semana de Extensão. UFF, Niterói-RJ, outubro 2014). Premiado no evento como 2º lugar na área de educação.SATHLER, K. S. O. M.; ALMEIDA, L. C.; MOTA, V. M. T.;
RAMALHO, P. G. C. Energia: transformação de potencial gravitacional em cinética. 2018. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=TzhJJNFbocc>.

Hercílio P. Cordova, Carlos E. Aguiar, Helio S. de Amorim, Karla Silene O. M. Sathler, Antonio Carlos F. dos Santos. Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n.2, 2018. Disponível em:
<https://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n2/1806-1117-rbef-40-02-e2505.pdf

SATHLER, K.S.O.M.; SILVA, D. M. V.; SOUSA, D. S.; PINTO, D. M.; UZEDA, D.; GAMA, E. A. R. M.; ANDRADE, F. C.; BERNARDO, F. G.; AMADEO, M. S.; CUNHA, S. R.. Reflexões sobre o Conhecimento Científico. 1. ed. Appris Editora, 2019. 185p.

Sathler, K.S.O.M.; CORDOVA, H. P.; AGUIAR, C. E.; AMORIM, H. S.; SANTOS, A. C. F.. Sequência didática com o uso de um audiotermômetro para a inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de física. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.
 
SATHLER, K.S.O.M.; ESQUINCALHA, A. C.. Representações sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular. In: I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019.
 
 
 
 
KÁTIA REGINA AZEVEDO PEREIRA DE SOUZA07/12/2015UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ISOMERIA CHACON, E. P.; SOUZA, K. R. A. P.. Desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática para o ensino/aprendizagem de Estereoquímica. Revista Ciências & Ideias, v. 7(3), p.     , 2016. ISSN: 2176-1477.
LEONARDO CORDEIRO ARAUJO DA FONSECA29/06/2018SEQÜÊNCIA DIDÁTICA COMENTADA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA PARA ALUNOS VIDENTES E NÃO VIDENTES – EXERCÍCIOS PARA IMAGINAR 
LUCAS DE CASTRO BILÉUM CURIOSO EM DUAS BARRAS
LUCIANO PERES DE CASTRO09/12/2014CADERNO DO PROFESSOR DE QUÍMICA / CADERNO DE CONCLUSÃO DE QUÍMICA / CADERNO DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA CASTRO.L. P. Castro; RIBEIRO, C. M. R. Material de apoio para o processo ensino/aprendizagem de química experimental para o ensino médio: elaboração, aplicação e avaliação. Ensino, Saúde e Ambiente. 2016, 9 (2), 63-93. ISSN 1983-7011
LUIS ANTONIO TELES TIBAOTEORIAS COGNITIVISTAS DA APRENDIZAGEM: UM ENSAIO DA INSERÇÃO DA TEORIA NA PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS03/08/2016APLICATIVO CATA CIÊNCIA 

DANTAS, L.F.S. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Aplicativo cata Ciência
In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/

TOLEDO, K.R.M, LIMA, V.S, DANTAS, F.L.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, ESO. (2020). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(7): 1-13, e430974207. https://www.researchgate.net/publication/341608413_Dificuldades_de_aprendizagem_na_alfabetizacao_um_relato_de_experiencia
 
ALVES, T. R. S. SILVA, V. J.; DANTAS, L.. A perspectiva dos estudantes do ensino superior de química sobre a contribuição dos objetos de aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 05-16. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959:  
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/objetos-de-aprendizagem
 
DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.,& DECCACHE-MAIA, E. (2020). A importância dos centros e museus de ciências: a contribuição de suas atividades.International Journal Education And Teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, 3(2), 167 – 184. https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/129
 
SANTOS, A.E, DANTAS, L.F.S, ALVES, T.R.S & BRAGA, E.S.O. (2020). O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: uma visão dos professores da disciplina. Research, Society and Development, 9(7): 1-23, e240974020.
https://www.researchgate.net/publication/341298166_O_uso_de_memes_como_recurso_pedagogico_no_ensino_de_quimica_uma_visao_dos_professores_da_disciplina
EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA BRAGA VALÉRIA DA SILVA LIMA LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS e THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES.Jogo ‘A trilha cem por cento’ no ensino de Matemática: uma proposta prática. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da Educação Contemporânea. 1ed.: Ilustração, 2020, v. 1, p. 159-172. https://www.researchgate.net/publication/346403823_Jogo_A_Trilha_cem_por_cento_no_ensino_de_Matematica_uma_proposta_pratica_Capitulo_12
 
DOS SANTOS, A.E.; BRAGA, E.S.O.; DANTAS, L.F.S.; ALVES, T.R.S.. Produto Educacional: Catálogo de Memes de Química – 2020. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584275
ALVES, T.R.S; DANTAS, L.F.S, BRAGA, E.S.O.; LIMA, V.S. e DECCACHE-MAIA, E.Divulgação científica por meio dos centros e museus de ciências: apontamentos e considerações. In: VI ENECiências – Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Guaracira Gouvêa.
https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa
 
BRAGA, EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA, LUIZ FELIPE SANTORO DANTAS, THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES, VALÉRIA DA SILVA LIMA.  Divulgação científica e centros e museus de ciências – o que diz o evento nacional de ensino de ciências da saúde e do ambiente. In: X SEMACIT, Anais da IX Jornada Científica e II Jornada de Extensão do IFRJ campus Duque de Caxias. Anais…Duque de Caxias (RJ) IFRJ/CDUC, 2020. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/294637.pdf  
 
DANTAS, Luiz Felipe Santoro; ALVES, Thiago Rodrigues de Sá, SANTOS, Alda Ernestina dos, BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira O uso de memes como recurso pedagógico no ensino de química: um mapeamento junto aos professores da disciplina. In: I CONE QFBM Anais do I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. 2020 https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/congresse-me-assets-host/articles/archives/2916/original/O_USO_DE_MEMES_COMO_RECURSO_PEDAG%C3%93GICO_NO_ENSINO_DE_QU%C3%8DMICA__UM_MAPEAMENTO_JUNTO_AOS_PROFESSORES_DA_DISCIPLINA_CONEQFBM__CONEQFBM__-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf?1602855830

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MARCELA DE MATTOS MENDONÇA LEMOS RODRIGUES12/12/2019NUTRIQUIM: UM JOGO DIDÁTICO QUE ARTICULA A TABELA PERIÓDICA, NUTRIÇÃO E SAÚDEBORGES, A.G.M.S; LEMOS, M.M.M  Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 
MARCELO DA SILVA CARNEIRO16/05/2016PROPOSTA PEDAGÓGICA / A FÍSICA E O CINEMA (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
MÁRCIA CRISTINA VICTORINOATIVA
VICTORINO, M.C.S.M. e LATINI; R: M.  Proposta de sequência didática com abordagem cts para ensino de mecânica usando como tema a segurança no trânsito. Anais do V CONAPESC… Campina Grande: Realize Editora, 2020.
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VICTORINO, M.C.S.M. e LATINI; R: M.  A Abordagem CTS e a Perspectiva Freireana. In: VI ENECiências 2020.
https://eneciencias.wixsite.com/2020/rodas-de-conversa


MARCO ANTONIO BATISTA VALENTE30/01/2019CADERNO SOBRE ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO  VALENTE, M.A. B.; BRAGA, J. S; SANTOS, M. H. M.; DESTEFANI, S. S.; CORREA, S.; SAMPAIO, L. S. Diagrama de Linus Pauling: um quebra-cabeça 3D inclusivo. 2019. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de produtos.
Disponível em http://eventosppecn.uff.br/
MARCO ANTONIO MALTA MOURE24/06/2016PROPOSTA DE PRÁTICA EDUCATIVA / CONSTRUINDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) MOURE, M. A. M; LATINE, R. M. Aproximação das Aulas de Química no Curso Normal das Práticas Educativas Em Ciências No Ensino Fundamental I. Revista De Educação, Ciências E Matemática, V. 7, P. 87-108, 2017.
MARCUS ENNES RANGEL COUTO10/03/2020VÍDEO AULAS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA ERA DIGITAL
NELSON DOS SANTOS MOREIRA15/12/2014TEATRO CIENTÍFICO / LAVOISIER: DA ALQUIMIA À QUÍMICA MODERNA 
PAULA RODRIGUES NOGUEIRA FERREIRA PAULO11/08/2017VÍDEO I, II e III / ENTENDENDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PAULO, P. R. N. F. ; Borges, Márcia N ; DELOU, C. M. C. . Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para o Ensino de Química Orgânica Inclusivo. ARETÉ (MANAUS). Revista Areté, 11, 2018 p. 116-125
PAULO EDUARDO FERREIRA CARDOSO29/09/2014PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COM PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO CARDOSO, P. E. F. ; COUTINHO, L. G. R. ; dos SANTOS . Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio.. Polyphonía, v. 26, p. 127-142, 2015.
PEDRO GOUVEIA DE CARVALHO RAMALHOATIVO
RAMALHO, P. G. C.; Almeida, Lucia da Cruz de . Recursos didáticos para o estudo de fenômenos luminosos acessíveis a estudantes com e sem deficiência visual. In: VI ENECiências 2020. 
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RAFAEL BARBOSA DA CUNHA09/08/2017
1) EJA-CIÊNCIAS: APRENDER FAZENDO (O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA) 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II; 2) APRENDER FAZENDO – O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA.
EJA – CIÊNCIAS – 9° ANO


 CUNHA, R. B. C.Aprender Fazendo – O Ensino De Ciências Na Prática. Eja – Ciências – 9º ANO. In: Anais do V ENECiências (ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em 
http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos/

CUNHA, R. B.  Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: EJA-Ciências-Aprender Fazendo: o ensino de ciências na prática-9º. Ano. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
http://mestradoensinociencias.uff.br/eventos-internos/
 
CUNHA, R.B. ; dos SANTOS ; LATINI, R. M. . O ensino de ciências na EJA e a aplicação de uma proposta de metodologia ativa. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-17, 2020
RAFAEL GOMES COELHO DA ROCHA09/09/2016SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: O SURGIMENTO DO UNIVERSO (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
RODRIGO DE OLIVEIRA BASTOS HONORATO26/02/2018HISTÓRIA EM QUADRINHO / OUROBOROS (Autor não autorizou depósito no RIUFF) 
ROSÁLIA RODRIGUES CERES PORTELLA18/12/20181) CARTILHA COM SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE AULA DE QUÍMICA SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO; 2) SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS ATRAVÉS DAS ESTRUTURAS QUÍMICAS DE PIGMENTOS, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (Autor não autorizou depósito no RIUFF)PORTELLA, R.R.C. Sequência didática para estudo das funções químicas orgânicas através das estruturas químicas de pigmentos, para alunos do ensino médio. In: Anais do V ENECiências ( ISSN 2316-7025) -Mostra de Produtos, 2018, disponível em http://veneciencias..uff.br/mostra-de-produtos 
RUAN DAS FLORES DE AZAVEDO27/02/2019CICLO DE OFICINAS PARA PROFESSORES / FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES – UM DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA MEDIADO PELA EA CRÍTICA 

http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3916 

AZEVEDO, R.F. Produtos Educacionais no Ensino de Ciências: Formação continuada para professores – um diálogo entre as Ciências da Natureza mediado pela EA crítica. In: II Ciclo de Palestras e II Encontro do PPECN
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SANTA ANA, C.A.R.; BOUCINHA, L.G.; TAVAREZ, L.G. e AZEVEDO. R. F.A aula de campo na construção de significados culturais, de topofilia e do ethos socioambiental: uma experiência de percepção em Aldeia Velha-RJ. Educação Ambiental em Ação. v. XVIII, n. 70, Mar-Mai/2020. ISSN 1678-0701.
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AZEVEDO, R. F. Formação continuada para professores – um diálogo entre as ciências da natureza mediado pela EA crítica. Realização de oficinas para professores de ciências da natureza na Educação Básica da rede do Município de Silva Jardim RJ, 2020

SÉRGIA ROSSANA SABINO NEVES09/12/2016SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA TEMÁTICA QUALIDADE DO AR NO ENSINO DE QUÍMICA NEVES, S.R.S; LATINE, R. M. A interlocução da educação ambiental e o ensino de ciências na educação de jovens e adultos. Revista Práxis (Online), v.
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SORAIA BERBAT REBELLO29/04/2016EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA A ABORDAGEM DO TEMA GERADOR ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 
THIAGO RODRIGUES DE SÁ ALVES21/12/2016SUGESTÕES DE ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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VALFRIDO MONTEIRO DE CARVALHO JUNIOR17/12/2019HISTÓRIA EM QUADRINHOS e (HQ): UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. MANUAL PARA PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOSJUNIOR, V.M.C. Protótipo de uma História em Quadrinhos Digital: Turma da Integração – História, Um Trabalho de Química. In: Resumos do I Encontro do PPECN: Um caminhar para consolidação.2019. Mostra de Produtos. Disponível em http://eventosppecn.uff.br/.
VÍTOR ACIOLY BARBOSA04/02/2015VÍDEOS / BEM VINDOS À CIÊNCIA – CASA DA DESCOBERTA; BEM VINDOS À CIÊNCIA – LAC – LABORATÓRIO DE RADIOCARBONO; BEM VINDOS À CIÊNCIA – TUPI – LABORATÓRIO DE ASTROFÍSICA; BEM-VINDOS A CIÊNCIA – LARA – LABORATÓRIO DE RADIOECOLOGIA E ALTERAÇÕES AMBIENTAIS – UFF 
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SILVA, Daniela Mendes Vieira da; MONTEIRO, Paula; ACIOLY, Vitor. Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica. Revista Educação Pública, v. 20, nº 19, 26 de maio de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.
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subsidiado-pela-plataforma-desmos-uma-proposta-pedagogica



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